Criança

Recorde! Menino de 6 anos se torna o mais novo programador do mundo

Ele aprendeu programação com o pai - reprodução Guiness / Edex
reprodução Guiness / Edex

Publicado em 14/11/2020, às 07h43 - Atualizado em 16/11/2020, às 10h51 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Desde os 2 anos, o indiano Arham Om Talsania usa tablets. Com um pai programador, o garoto cresceu em um ambiente tecnológico. O resultado: atualmente, com 6 anos, ele acaba de ir para o Guinness World Record como o mais jovem programador do mundo após ser aprovado em um exame de certificação da Microsoft para a linguagem de programação Python.

Ele aprendeu programação com o pai (Foto: reprodução Guiness / Edex)

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

A conquista veio muito por influência do pai que, desde cedo, o ensinou a lidar com a tecnologia. “Meu pai me ensinou a programar. Comecei a usar tablets quando tinha 2 anos. Aos 3 anos, comprei dispositivos com iOS e Windows. Mais tarde, fiquei sabendo que meu pai estava trabalhando em Python“, contou ele, como apontado pelo portal Razões para Acreditar.

Os planos com a programação não param. Como apontado pelo site Edex Live, o garoto sonha em se tornar um empresário no futuro e criar muitos videogames e até mesmo robôs. “Desejo criar um robô especial que será capaz de ajudar as pessoas necessitadas”, contou.

Mas está enganado quem pensa que esses planos são exclusivamente para o futuro. O garoto já começou a colocá-los em prática: atualmente está construindo o próprio videogame, trabalhando em versões 2D e 3D e em um jogo baseado em texto, tudo ao mesmo tempo. Ele pretende liberar mais de um videogame em breve.

Curiosidade em aprender

Recorde! Menino de 6 anos se torna o mais novo programador do mundo (Foto: reprodução Guiness / Edex Live)

“Arham sempre foi uma criança curiosa que queria aprender algo novo a cada dia. Ele é viciado em jogos em tablets, mas principalmente em jogos que envolvem muita capacidade intelectual. Sua fome por diferentes dispositivos de computação era tão alta que na época em que fez três anos, Arham acabou usando todos os tipos de sistemas operacionais – Android, Windows e iOS. Aos cinco anos, ele já conhecia todos os aplicativos de programação padrão que as crianças normalmente aprendem quando estão na 6ª série, como Scratch e Tynker . Ele estava interessado principalmente no que estava acontecendo nos bastidores – como um jogo é feito, como funciona, etc. “, diz Om Talsania, pai de Arham, que é engenheiro de software.

Arham via seu pai trabalhar em casa com frequência, especialmente quando estava programando. A criança de seis anos foi rápida em fazer perguntas e aprendeu que os jogos podem ser feitos com a ajuda de codificação. “Ele queria aprender. Comecei a dar a ele treinamento básico em programação Python e ele entendeu os conceitos muito rapidamente para uma criança de seis anos. Esse é seu hobby favorito”, acrescenta o pai de Arham.

Não foi uma tarefa fácil passar no exame e Arham preparou-se para isso nos fins de semana. “Começava com sessões divertidas de meia hora a uma hora, que aumentavam gradativamente. Havia dias em que ele acordava e dizia ‘Quero construir algo’. Passávamos muito tempo nos fins de semana, às vezes de manhã até noite, quando ele começou a criar pequenos programas, jogos. Não havia preparação específica para o exame, mas criar jogos, programas e aprender o básico tornou-se parte do processo. Como minha esposa e eu somos engenheiros e ele perguntou sobre nossos certificados e pensamos que ele poderia tentar o exame “, explica o pai.

A escola de Arham, Udgam School for Children em Ahmedabad, também teve um papel importante para o sucesso dele. “A Udgam tem programas como o LogIQids, que introduz o conceito de raciocínio lógico para os alunos do último ano. A escola usa plataformas online como Extramarks e Microsoft Teams, que apresentam as crianças à computação de classe empresarial. Usar esses programas como um aluno de 1ª série, na verdade abre a tecnologia de exposição de uma criança “, conclui o pai.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!


Leia também

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"