Acidentes domésticos cresceram 112% na pandemia: veja dicas para ter uma casa mais segura

Desde que o bebê chega em casa é preciso que o ambiente esteja equipado com itens de segurança que vão ajudar a evitar acidentes

Resumo da Notícia

  • Cerca de 1 milhão de crianças morrem por causas acidentais anualmente
  • Na pandemia, os acidentes com crianças e adolescente cresceram em 112%, segundo o Ministro da Saúde
  • Existem assessórios e ferramentas que que protegem as quinas, portas e janelas e evitam acidentes

No mundo inteiro, cerca de 1 milhão de crianças morrem por causas acidentais anualmente, segundo a Safe Kids Worldwide. E durante a pandemia as coisas não foram diferentes, com as famílias ficando muito mais tempo em casa, os acidentes com crianças e adolescente cresceram em 112%, segundo o Ministério da Saúde.

-Publicidade-

Ter criança em casa é sempre preciso ter muito cuidado, aliás, logo quando o bebê chega em casa já é preciso se preparar, afinal os acidentes domésticos não tem idade para ocorrer, o que acontece é que a forma com eles se dão é que vão mudando de acordo com o crescimento do bebê, já que eles vão ganhando mais habilidades. Veja AQUI o que você deve fazer em situações de acidentes em casa.

Mas a ideia aqui é prevenir e não deixar que eles aconteçam, então separamos alguns acessórios e ferramentas que podem te ajudar a proteger cada cômodo da sua casa, mas lembre-se sempre que a principal forma de prevenir intercorrências é ter muito cuidado e atenção. Mesmo que você use qualquer um desses itens em casa, é preciso verificar sempre se eles estão em perfeito estado e funcionando como deveriam.

Cozinha

A criança nunca deve estar sem a supervisão de um adulto neste ambiente. Invista em travas de porta de geladeira, armário, além de prendedoras de gavetas e protetores de fogão e cooktop:

Trava Multiuso Flexível – Ordene

Evita abertura de portas, armários e gavetas. É transparente e flexível. Fácil de instalar e não danifica o móvel. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Trava Multiuso Flexível – Ordene (Foto: Divulgação)

Trava Flexível – Safety 1st

Indicada para uso em portas e puxadores, se adapta a diferentes modelos de móveis, já que o comprimento da trava é ajustável e não tem necessidade de usar outras ferramentas para manuseio. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Trava Flexível – Safety 1st (Foto: Divulgação)

Banheiro

Os bebês e as crianças são muito curiosos, então esse também é um ambiente para eles nunca ficarem sozinhos, use sempre uma trava para a tampa do vaso sanitário:

Trava Para Tampo Sanitário – Ordene

Fácil de usar, essa trava vai impedir que as crianças abram a tampa do vaso sanitário quando estiverem sozinhas. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Trava Para Tampo Sanitário – Ordene (Foto: Divulgação)

Quarto

No quarto do bebê, é importante ter uma babá eletrônica que filme o ambiente enquanto ele está dormindo, assim você poderá ficar em outro cômodo acompanhando tudo o que acontece lá dentro:

Babá Eletrônica MBP481 – Motorola

Essa babá eletrônica alcança até 300 metros, possui tela de 2” e  visor colorido, além da visão noturna de infravermelho. Possui zoom digital e microfone integrado de alta sensibilidade. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Babá Eletrônica MBP481 – Motorola (Foto: Divulgação)

Quinas

Parecem inocentes, mas são bastante perigosas. Elas podem acabar cortando ou fazendo machucados mais graves ao bater:

Protetores para Quina Redondos – Viva Baby

De fácil aplicação, esse protetor pode ser usado em quinas de mesas, balcões e escadas. É desenvolvido em material macio e seguro. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Protetores para Quina Redondos – Viva Baby (Foto: Divulgação)

Protetor de Quina e Borda Flexível em Rolo – Buba

Esse é um outro modelo que protege toda a borda do móvel. É flexível e o rolo tem 2 metros de fita. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Protetor de Quina e Borda Flexível em Rolo – Buba (Foto: Divulgação)

Escada

Levar um escorregão é muito fácil e perigoso, inclusive para adultos, por isso é importante ter adesivos antiderrapantes:

Fita Antiderrapante Safety-Walk – 3M

Fácil de cortar e de aplicar, essa fita é bastante forte e é indicada para o uso em ambientes internos. Atenção: não é recomendada para usar em ambientes molhados, como banheiro e piscina. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Fita Antiderrapante Safety-Walk – 3M (Foto: Divulgação)

Janelas e varandas

Para evitar o acesso, use telas e barreiras que não permitam que a criança alcance o local. A supervisão de um adulto também é indispensável:

Kit rede/Tela de Proteção – PROTEJ

Uma rede feita em 100% de poliéster e uma malha de 60mm. Tem capacidade para 350 kg e na sua embalagem acompanha uma corda para aplicação. Antes de comprar, lembre-se de ver se o tamanho é adequado para a sua janela. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Kit rede/Tela de Proteção – PROTEJ (Foto: Divulgação)

Piscinas

Ao redor de todo o ambiente, use cercas ou grades de proteção, além de um portão que deve ficar sempre trancado. Após o uso, feche a piscina com lona e se necessário, coloque um alarme na região. Vale lembrar que as cercas devem fechar os quatro lados, além de terem pelo menos 1,5m de altura e serem a prova de escaladas:

Lona Reforçada De Polietileno – Vonder

Lona feita em polietileno, na medida de 7 m x 3 m. Possui ilhoses nas bordas para a fixação, que devem sempre ser verificados para garantir que estejam intactos. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Lona Reforçada De Polietileno – Vonder (Foto: Divulgação)

Tomadas

Elas estão espalhadas pela casa toda, então lembre-se de colocar protetores em todas, principalmente nas que estão na parte de baixo, mais na altura da criança:

Protetor de Tomada – Safety 1st

Protetores removíveis impedem que as crianças colocam objetos pontiagudos ou dedos nas tomadas. Adapta-se a duas e três saídas de pinos e acompanha chave plástica para a remoção. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Protetor de Tomada – Safety 1st (Foto: Divulgação)

Portas

Seu filho pode acabar prendendo o dedo ou a mão ao bater, mas existem esses protetores que impedem que elas se fechem completamente:

Protetor para Porta – Viva Baby

Feito em EVA, é fácil de usar: basta encaixá-lo na parte superior da porta, assim fica fora do alcance das crianças. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Protetor para Porta – Viva Baby (Foto: Divulgação)

Vidros

Por serem transparentes, muitas vezes dificulta visualizá-los quando estão fechados, por isso ter uma faixa de sinalização é importante:

Faixa de Segurança para Vidro Adesivo Jateado – Wit Print

Uma faixa jateada com dois metros de comprimento e cinco centímetros de largura. É fácil de aplicar e não faz bagunça ou sujeira. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.

Faixa de Segurança para Vidro Adesivo Jateado – Wit Print (Foto: Divulgação)

Todos esses produtos você pode comprar pela Amazon e receber direto na sua casa. Para ter frete grátis, entrega rápida e muitos outros benefícios, basta assinar o Amazon Prime por apenas R$ 9,90 por mês clicando AQUI, os primeiros 30 dias são grátis.

*A Pais&Filhos pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.