Publicado em 09/11/2020, às 09h25 - Atualizado às 09h33 por Camila Montino, filha de Erinaide e José
Em Goiânia, os pais da pequena Ana Clara dos Santos, de 4 meses, pedem ajuda para comprar remédios e mantimentos necessários para o tratamento da filha, que tem uma doença rara e já passou por quatro cirurgias. A menina ficou 72 dias internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) antes de ir para casa.
O pai da bebê, Wesley Rosa Pereira, de 23 anos, deixou o trabalho para cuidar da filha, que se alimenta por sonda e depende de um aparelho para respirar. A famíliaentão, sobrevive com o salário da mãe, Geiza Pinheiro dos Santos, de 23 anos, que trabalha como supervisora em uma panificadora da capital, mas o dinheiro não é o suficiente para pagar as contas de casa e os medicamentos.
De acordo com o pai, ele reveza os turnos para cuidar da bebê. “A gente sobrevive de doações da igreja. Vivemos em um barracão de dois cômodos, alugado. Tem sido muito difícil. A gente reveza, um dia eu durmo à noite, outro dia à tarde, trocando com minha esposa, porque a bebê não pode ficar sozinha. Cada dia é uma vitória”, disse Wesley, em entrevista ao G1.
Ele ainda disse que, quando a filha teve alta, precisou vender alguns eletrodomésticos, como a televisão, e pegar dinheiro emprestado para conseguir pagar as contas da casa e comprar medicamentos.
Na próxima terça-feira, 10 de outubro, Ana Clara completa 5 meses de vida. A bebêfoi diagnosticada com holoprosecefalia, macrocefalia, hidranencefalia e insuficiência respiratória. “Quando minha esposa estava grávida, com três meses, o médico falou que a bebê não ia sobreviver. Foram só notícias ruins. Quando ela nasceu, falaram de novo, e a gente sempre com fé e acreditando. Ela é vitoriosa, tudo para mim. Eu a amo”, se emocionou o pai.
Apesar de ter apenas quatro meses de idade, Ana Clara já passou por uma cirurgia na cabeça para colocar uma válvula de drenagem de água do cérebro, uma traqueostomia e outras duas operações para inserção de sonda nasogástrica.
Wesley ainda conta que as doenças da meninavão impossibilitar a fala e movimentos. “Ela não vai comer sozinha, não vai falar, não vai andar, vai ficar sempre acamada. A gente quer conseguir comprar uma cama com colchão casca de ovo ortopédico para ela, pois foi recomendado pelos médicos. Os médicos dizem que há uma possibilidade de tirar o respirador, mas ela nunca vai conseguir se movimentar completamente”, disse.
Todos os medicamentos, materiais para higienização das sondas e curativos ficam em média R$ 1,6 mil, por mês, conforme orçamentos feitos em farmácias de Goiânia, em outubro. O valor não inclui o gasto com fraldas e a moradia da família, que vive de aluguel em uma casa simples.
De acordo com o pai, ele já foi cinco vezes à Prefeitura de Goiânia para pedir algum auxílio, mas nunca conseguiu ajuda e com o tempo, Wesley parou de ir porque não tinha mais condições de pagar a passagem de ônibus. “Já fui cinco vezes na prefeitura, mas não conseguimos. Todas as vezes que íamos, eles pediam um receituário diferente, e eu corria atrás, mas acabou que não temos mais condições de pagar transporte”, disse.
Devido às condições da família, uma vaquinha online foi criada para arrecadar doações para a terapia de Ana Clara. “A gente vai aos médicos, ela não tem uma assadura, a cicatrização está perfeita. A gente cuida direitinho. Eu a amo demais, não gosto nem que toquem nela, morro de ciúmes. Agradeço muito a Deus, todos os dias, porque os médicos não davam nem chance de vida para ela”, finaliza.
O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, cliqueaqui!
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”
Família
Idoso se declara em rede nacional ao reencontrar “amor da vida” após 70 anos
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli