Família

Bebê engasga com leite e bombeiro salva sua vida por telefone

O cabo Wellington auxiliou a mãe da criança em ligação

Emily Santos

Emily Santos ,filha de Maria Teresa e Francisco

Cabo Wellington salva vida de bebê engasgado (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Uma bebê de 15 dias foi salvo por um bombeiro através de uma ligação telefônica na última semana em montes claros (MG). Tudo aconteceu quando a bebê engasgou com o leite materno durante a amamentação e parou de respirar.

Um vizinho, então, entrou em contanto com o Corpo de Bombeiros e foi atendido pelo cabo Wellington René Rodrigues de Castro, que aconselhou: “Fica tranquilo, vai ficar tudo bem”, e o instruiu a fazer manobras que desobstruiriam as vias respiratórias da criança.

Como o vizinho continuou muito nervoso, a ligação foi passada para a mãe da bebê, que estava desesperada. Novamente, o cabo Wellington tentou acalmá-la, para que o procedimento pudesse ser explicado e feito. “Eu preciso que a senhora fique calma para eu poder ajudar, é muito importante, ajuda muito”, explicou.

A mãe foi se acalmando e o bombeiro repetiu as instruções. A bebê voltou a respirar e, depois de informar ao bombeiro que a manobra tinha funcionado, ela encerrou a ligação.

Minutos depois, uma viatura foi ao local e avaliou a criança, constatando que não precisaria levá-la ao hospital.

Confira o áudio da ligação:

O que fazer em casos de engasgamento

Primeiro lugar: manter a calma. Quanto mais nervosos, pior ficará a situação.

Em bebês que ainda não completaram um ano, devemos virá-lo de bruços, em nossos braços, com a cabeça na altura mais baixa do que o quadril, e damos cinco “tapinhas” fortes na região das costas, justo entre os ossinhos da costela.

Caso o engasgo continue, viramos o bebê de barriga para cima e com os dois dedos maiores da mão, precisamos apertar cinco vezes o diafragma, que é o mais ou menos onde fica o estomago, até que possa ver alguma melhora.

Já em crianças maiores de um ano, precisamos abraçar a criança por trás, usando as mãos para pressionar o diafragma, até que a fruta seja expelida.

Após todas as tentativas, precisamos levar a criança ou o bebê rapidamente ao pronto socorro.

Leia também:

Seu bebê engasgou? Muita calma nessa hora!

Bebê de 1 mês se engasga com remédio e é levado às pressas para o hospital

Cachorro avisa mãe que menina está engasgada e salva vida da criança