Família

Como fica a gengiva do bebê quando vão nascer os primeiros dentes? Saiba como cuidar

Entenda como passar pela fase do nascimento dos primeiros dentes do bebê - Freepik
Freepik

Publicado em 24/08/2023, às 12h22 por Mayara Neudl, Estagiária | Filha de Lidia e Rogerio


O nascimento dos primeiros dentes sempre é um marco no desenvolvimento do seu filho e é normal ter dúvidas em relação aos sintomas, às mudanças no comportamento e, ainda, como fica a gengiva do bebê nessa fase.

Conversamos com a odontopediatra Dra. Thelma Parada, mãe de Guilhermina e embaixadora da Pais&Filhos, para entender quais as principais características desse processo e o que fazer para ajudar o bebê quando os primeiros dentes estiverem a caminho.

Quando os dentes começam a nascer?

É comum que o nascimento dos dois dentes inferiores frontais aconteça por volta dos 6 meses de idade, mas não é possível definir uma data precisa. “Até os 3 anos de idade os 20 dentes de leite têm que ter nascido. Às vezes têm dentes que demoram para nascer, mas quando nascem, nascem todos juntos”, tranquiliza a odontopediatra.

Como fica a gengiva do bebê quando vai nascer dente?

Para cada região gengival podem ser identificados sinais diferentes. “Os dois dentes centrais inferiores são os primeiros que, geralmente, apontam. Esses dois, é possível perceber, a partir do sexto mês, uma discreta alteração na gengiva, na região central do rebordo inferior”, explica a Dra. Thelma.

Primeiros dentes, dentes bebê, primeiros dentes de bebê, bebê com dentes nascendo, nascimento de dentes de bebê, gengiva bebê
A gengiva vai ficar inflamada, então fica mais avermelhada (Foto: Freepik)

Já quando são os dentes superiores os sinais são mais aparentes. “A gengiva fica mais esbranquiçada. Ou, ela também pode ficar mais arroxeada, com uma situação que a gente chama de cisto de erupção, é um sinal que o dente está vindo”. A odontopediatra ainda aponta que para os dentes do fundo é preciso observar que a área é maior, por isso, a região pode ficar avermelhada, mas a principal característica é o inchaço.

Como aliviar o desconforto do bebê quando os dentes vão nascer?

A melhor coisa a fazer para ajudar o bebê é compressa fria na região, e isso pode ser feito com alimentos: “Colocar uma maçã, uma manga, uma cenoura, por exemplo, na geladeira e oferecer, ou qualquer alimento que a criança consiga mastigar. A substância fria faz com que diminua essa reação inflamatória e traga mais conforto para o bebê”.

Bebê mordendo fruta, bebê comendo fruta, bebê comendo laranja
Uma boa maneira de fazer compressa na gengiva de um bebê, é dando uma fruta gelada (Foto: Freepik)

Outra opção viável é colocar mordedores na água gelada e oferecer pra criança. “Mordedores de silicone, emborrachados, para que fique gelado e ao colocar na boca aquele desconforto da criança seja eliminado com a substância fria”.

Quando levar o bebê ao dentista?

A especialista recomenda que caso o bebê não durma, ou não coma, são sinais de que é preciso levá-lo a um profissional, e lembra: “Há alguns fitoterápicos, que são medicamentos naturais vendidos até, muitas vezes, sem receita. Mas que, mesmo assim, é recomendado que seja passado em consulta para que, juntos, o profissional e a família tracem o melhor plano de tratamento para ajudar esse bebê”.

Se ainda assim a criança demonstrar muito desconforto, a Dra. Thelma reforça que os pais levem o bebê em consulta com um profissional da odontopediatria para avaliar a situação. “É importante lembrar que são 20 dentes para nascer, então é preciso entender o que é desconforto que pode ser acolhido, e o que é desconforto que precisa medicar. É uma nuance muito pequena de uma situação para outra, por isso a importância de um diagnóstico preciso”.

Primeiros dentes, dentes bebê, primeiros dentes de bebê, bebê com dentes nascendo, nascimento de dentes de bebê, gengiva bebê, bebê no dentista, quando levar bebê ao dentista, primeira vez no dentista
É recomendado levar fazer o acompanhamento odontológico desde a gestação (Foto: Freepik)

É importante lembrar que o acompanhamento com um profissional da odontologia é indicado que inicie ainda na vida intrauterina. “Quando a mãe ainda está grávida, para coletar as maiores informações possíveis para os primeiros momentos do bebê. Mas, se não for na gravidez, é recomendado que assim que nascem os primeiros dentes, é importante levar. Surgiu o primeiro dente, é hora da primeira escova, da primeira pasta e da primeira visita ao odontopediatra”.

Pode escovar os dentes do bebê?

Depois que o dente está completamente exposto na cavidade oral, a Dra. Thelma afirma que a gengiva já se adaptou e não são vistas mais alterações. “Entretanto, quando o dente está para nascer, ou está em processo de erupção, a gengiva ficará mais fina e com a coloração avermelhada (o processo inflamatório fisiológico). Pode sangrar e é importante que haja escovação”.


Leia também

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Foto:  Reprodução/ UOL

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Sophie Charlotte e Daniel Oliveira anunciam fim de casamento: "Foi uma grande viagem"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Mãe e filha - (Foto: Reprodução/Freepik)

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"