Contato pele a pele: a importância dos cuidados para fortalecer o vínculo com o bebê desde o nascimento

O cuidado com a pele é essencial para o desenvolvimento do seu filho e a conexão repleta de amor e afeto que vai se estabelecer entre pais e filhos desde o nascimento

Resumo da Notícia

  • Cuidar da pele do bebê aumenta o vínculo entre você e o seu filho
  • A pele do recém-nascido é muito sensível e exige atenção especial
  • É preciso mantê-la sempre limpa e hidratada
  • A escolha da fralda faz toda a diferença quando o assunto é o cuidado com o bebê

Saber de uma gravidez é a primeira de muitas descobertas de um casal. Além disso, existem muitas preocupações e dúvidas – principalmente quando falamos do vínculo entre mãe/pai e filho. E nos primeiros dias de vida, um dos cuidados que merece mais atenção é a pele do bebê. Por isso, é essencial saber algumas dicas para cuidar da pele da criança da melhor forma e passar longe dos hábitos que podem prejudicar a saúde do seu filho.

-Publicidade-
É essencial saber algumas dicas para cuidar da pele da criança da melhor forma e passar longe dos hábitos que podem prejudicar a saúde do seu filho (Foto: Getty Images)

Pele a pele

O contato pele a pele de maneira geral ainda é pouco estimulado na maternidade, acontecendo principalmente durante a amamentação e na hora do banho. Entretanto, de acordo com o Guia Pele a Pele, da Pom Pom, para além desses momentos, o contato pele a pele entre mãe e bebê por algumas horas do dia é extremamente importante para o desenvolvimento das crianças.

Ainda de acordo com o guia, o contato pele a pele promove uma série de benefícios, como o controle térmico, alívio de cólicas, estabilização cardíaca e respiratória, equilíbrio do sono e diminuição dos choros, além de auxiliar no desenvolvimento sensorial, em que as crianças começam a perceber o ambiente onde estão, os cheiros, as formas e as texturas.

O contato pele a pele entre mãe e bebê por algumas horas do dia é extremamente importante para o desenvolvimento das crianças (Foto: Getty Images)

Para começar a criar esse tipo de vínculo com seu filho, existem momentos especiais, como na amamentação, durante o sono da criança e em banhos e nas trocas de fralda, ou seja, situações em que o bebê apresenta maior exposição do contato de pele e de preferência sem a utilização de roupas –  é uma mistura de colo e abraço que ajuda os pais e os filhos.

Cuidado com a pele do bebê

Além disso, são necessários outros cuidados. A pele do bebê, principalmente dos recém-nascidos, é muito sensível e exige atenção especial, então é preciso mantê-la sempre hidratada. Um hidratante específico é essencial para conservar a água na camada córnea e garantir a restauração da barreira cutânea.

Atenção no banho também é importante! De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o primeiro banho do bebê deve acontecer apenas após 24 horas do nascimento, ou, se não for possível, adiado por pelo menos seis horas. Se ocorrer de maneira precoce, o banho pode interromper o contato pele a pele com a mãe, além de aumentar os riscos de hipotermia, desconforto respiratório e até atrapalhar a amamentação.

O primeiro banho do bebê deve acontecer apenas após 24 horas do nascimento, ou, se não for possível, adiado por pelo menos seis horas (Foto: Getty Images)

Escolher produtos que equilibrem o PH da criança também é essencial para a proteção do bebê contra os micro-organismos e é fundamental para a maturação da barreira epidérmica e processos de cicatrização. Prefira apenas produtos específicos e que não agridam a pele delicada do bebê ou da criança.

Por que a escolha da fralda é importante para a pele do bebê?

A escolha da fralda faz toda a diferença, principalmente quando falamos de cuidados com a pele do bebê. Isso porque, uma fralda ruim pode causar incômodos e muitas assaduras.  Então, na hora de escolher a fralda do seu filho, se atente a alguns detalhes.

Em primeiro lugar, tenha certeza que comprou uma bem confortável. Além disso, é indicado o uso de uma fralda com gel que tenha alta absorção, já que ela reduz o contato prolongado da urina e das fezes com a pele do bebê.

A escolha da fralda faz toda a diferença
A escolha da fralda faz toda a diferença! (Foto: Reprodução)

O Guia Pele a Pele, da Pom Pom, ainda destaca outro ponto relevante: é importante usar a fralda com tamanho correto, utilizar pomadas adequadas e realizar a troca de fraldas regularmente, pelo menos de 4 em 4 horas.

Mas não se desespere! Não é recomendado a higiene excessiva da região íntima do bebê toda vez que ele faz xixi, pois o excesso de lavagens com produtos abrasivos pode irritar ainda mais a sua pele.

Proteção e informação

Pensando nisso, a Pais&Filhos criou uma ação em parceria com a Pom Pom. A edição especial para o mês das crianças “Brincar é coisa séria”, estará à venda nas bancas, enquanto durarem os estoques, com uma amostra grátis das novas fraldas da marca, a Derma Protek.

A Pom Pom acaba de trazer ao mercado a nova Derma Protek, uma fralda que cuida da pele do seu bebê, em parceria com a Fisher-Price. Com sistema de absorção duas vezes mais rápida e loção hidratante com extratos naturais entre as camadas da fralda, a Derma Protek oferece proteção extra e benefícios com o uso contínuo, mantendo a pele sempre sequinha, prevenindo o surgimento de assaduras e irritações de pele no bebê.