Dia Internacional de Nelson Mandela: 8 livros sobre a luta contra o racismo para ler com seu filho

Na data que comemora a trajetória do líder sul-africano, separamos opções de leitura para a família toda aprender sobre igualdade

Resumo da Notícia

  • Dia 18 de julho foi declarado pela ONU como Dia Internacional de Nelson Mandela
  • O líder lutou contra o racismo e o apartheid na África do Sul
  • Uma frase famosa dele se refere à educação como a forma de mudarmos o mundo
  • Por isso, separamos livros para a família toda aprender sobre Mandela e a importância da luta contra o racismo
Separamos livros sobre Nelson Mandela e a luta contra o racismo para a família toda aprender

Neste sábado, 18 de julho, comemoramos o Dia Internacional de Nelson Mandela. A celebração criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2009 acontece no dia do nascimento do líder sul-africano. Como disse ele, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, por isso, separamos 8 livros para a família toda aprender sobre e valorizar a luta de Mandela pela paz e igualdade! Confira:

-Publicidade-

Vovô Mandela | Zazi, Ziwelene e Zindzi Mandela, Editora V&R

O livro escrito pelos próprios bisnetos e pela filha de Mandela conta momentos da trajetória dele explicando sobre racismo e o apartheid na África com linguagem simples e ilustrações encantadoras do artista Sean Qualls.

-Publicidade-

Mandela: o africano de todas as cores | Alain Serres, Editora Pequena Zahar

Essa obra vai garantir que seu filho conheça bem a história incrível desse líder e ainda se inspire por ela, incluindo uma seção especial em que a família vai encontrar fotos, um mapa e até a cronologia da vida de Mandela.

Seu filho pode entender sobre diversidade e igualdade conhecendo a trajetória história de Nelson Mandela (Foto: Getty Images)

Nelson Mandela | Coleção Black Power, Editora Mostarda

Passando por fatos históricos com textos simples e ilustrações lindas, seu filho vai aprender sobre superação e como Mandela se tornou um símbolo de resistência tão importante na África do Sul e no mundo.

Os caminhos de Mandela: Lições de vida, amor e coragem | Richard Stengel, Editora Globo Livros

O autor Richard Stengel, editor da revista Time, acompanhou Mandela por dois anos e escreveu sobre aspectos mais pessoais do líder, reforçando diversas mensagens e aprendizados de liderança, coragem e sabedoria. E o prefácio do livro foi escrito pelo próprio sul-africano!

As mais belas fábulas africanas | Nelson Mandela, Editora Nuvem de Letras

Escrita pelo próprio Mandela, essa obra reúne as histórias infantis preferidas dele sobre a tradição e os rituais africanos. Para as crianças aproveitarem a leitura aprendendo sobre diversidade e descobrindo uma cultura diferente da nossa.

A história de Mandela ensina para a família toda sobre antirracismo e igualdade (iStock)

O menino Nelson Mandela | Viviana Mazza, Editora Melhoramentos

Uma biografia em forma de romance, que passa pelas brincadeiras de criança até o momento em que Mandela percebe a necessidade de lutar contra o racismo. A busca por igualdade, o preconceito e a segregação são temas tratados de forma leve para compreendermos a importância que o líder sul-africano teve na história.

Invictus – Conquistando o inimigo | John Carlin, Editora Sextante

O livro do jornalista John Carlin retrata o momento histórico em que Mandela decidiu sediar a Copa do Mundo de Rúgbi e precisou encontrar uma forma de criar um vínculo entre brancos e negros por meio da torcida pelo time nacional. A história já foi transformada em filme e vai falar sobre união de uma maneira comovente, encantando as famílias que adoram esportes.

Madiba, o menino africano | Rogério Andrade Barbosa, Editora Cortez

Com ilustrações de Alarcão, a obra se passa em terras africanas e tem uma abordagem diferente, pois narra a origem e a infância de Mandela. A história vai ensinar a família sobre justiça, igualdade e perseverança.

-Publicidade-