Educação no século XXI: conheça 6 competências essenciais que a escola ajuda seu filho a desenvolver

O Colégio Visconde de Porto Seguro está em constante atualização de seu design curricular para sempre atender às tendências internacionais mais recentes e a Base Nacional Comum Curricular no Brasil

Resumo da Notícia

  • A educação vai muito além do conteúdo básico de matérias, é também uma construção de valores
  • O mundo está em constante mudança e é preciso se adaptar às novas tendências de ensino
  • O Colégio Visconde de Porto Seguro mostrou 6 competências essenciais para desenvolver os múltiplos talentos dos estudantes

Engana-se quem pensa que a educação se limita apenas ao conteúdo básico de matérias como Matemática e Língua Portuguesa. Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, é essencial que as crianças aprendam habilidades e competências para enfrentar os desafios do século XXI com maior autonomia, senso crítico, criatividade, respeito e inteligência emocional. A educação na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento intelectual de cada criança. Neste momento, mais do que nunca, percebemos a necessidade de reinventar os métodos de ensino, sempre alinhados com as novas aprendizagens para esse século.

-Publicidade-

E como inserir o desenvolvimento dessas habilidades na rotina das crianças em tempos de tanta mudança, principalmente na primeira infância? É papel dos pais incentivar esse processo e fazer com que os filhos descubram as próprias forças e fraquezas. Mas a escola também contribui, estimulando os múltiplos talentos, estabelecendo uma base importante de conceitos fundamentais do saber e proporcionando conexões que estabeleçam princípios de cidadania global, para o desenvolvimento socioemocional, a educação digital e o plurilinguismo.

É necessário reinventar os métodos de ensino
É necessário reinventar os métodos de ensino (Foto: Divulgação)

Para atender a essas novas demandas da educação e proporcionar caminhos com ações inovadoras às crianças em prol de um mundo melhor para todos, o Colégio Visconde de Porto Seguro está em constante atualização de seu design curricular, sempre fundamentado com as tendências internacionais mais recentes e a Base Nacional Comum Curricular no Brasil.

Além de trazer princípios e valores essenciais para a formação de bons alunos e cidadãos, o grande objetivo do Colégio Visconde de Porto Seguro é promover o entrelaçamento interdisciplinar das diversas áreas do saber com seus objetivos de aprendizagens e a construção e a manutenção de vínculos afetivos das crianças desde cedo, além do cuidado de si mesmo e do ambiente em que elas vivem. Para fazer com que essa jornada de aprendizagem seja efetiva, o Colégio reuniu seis competências essenciais para desenvolver os múltiplos talentos dos estudantes:

Conceitos fundamentais de cada área do saber, habilidades e competências

O colégio segue a Base Nacional Comum Curricular brasileira para desenvolver ações em cada área do conhecimento. Os alunos são imersos no universo de cada área, seja em Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens ou Matemática, garantindo a aprendizagem essencial dos conceitos. Assim, os estudantes podem ampliar, compreender e promover o desenvolvimento da autonomia, bem como a capacidade para pensar e solucionar problemas voltados às questões da atualidade.

O colégio desenvolve ações em cada área do conhecimento
O colégio desenvolve ações em cada área do conhecimento (Foto: Divulgação)

Conexões Globais

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio Visconde de Porto Seguro incentiva e proporciona a aproximação com culturas de vários cantos do mundo, promovendo intercâmbio de ideias, estudos e valores entre os alunos de diversos continentes. Com raízes alemãs, o colégio se abriu para o mundo inteiro ao estimular os diálogos e as aprendizagens por meio de conexões globais.

Sustentabilidade

O colégio estimula os estudantes a viverem de modo mais sustentável. As ações e o modo de se relacionar são feitos a partir da perspectiva de preservar a vida planetária. Entre as diversas áreas ensinadas, os alunos são instruídos a cuidar de si (corpo, mente e emoções) para uma vida melhor e aprendem a desenvolver a consciência para o uso responsável de recursos econômicos e naturais.

O colégio estimula os estudantes a cuidarem bem do meio ambiente (Foto: Divulgação)

Inteligência Socioemocional

Aprender a lidar consigo e com as emoções é uma das principais habilidades para o desenvolvimento da criança no século XXI. E a escola tem um papel fundamental nesse processo. No Colégio Visconde de Porto Seguro, os professores, coordenadores e diretores acompanham os alunos para que desenvolvam autoconhecimento, consciência social, empatia, percepção e controle das próprias emoções, resiliência e desejo de superação. A competência socioemocional é desenvolvida também para que os estudantes se relacionem uns com os outros de maneira competente e ética, dentro do ambiente acolhedor do colégio.

O seu filho desenvolve consciência social (Foto: Divulgação)

Educação Digital

O mundo mudou e a criança está inserida no meio digital desde cedo. Mas é muito importante que a escola e os pais a ajudem a se relacionar com esse universo da melhor forma. No Porto Seguro, a Educação Digital engloba o conhecimento sobre as técnicas e o letramento digital, a linguagem de programação e a cultura maker. Além da aprendizagem técnica, os alunos também aprendem na prática questões como a segurança digital, a prevenção ao cyberbullying e a conscientização a respeito dos desafios ambientais referentes ao lixo eletrônico. Em meio a era digital, o colégio incentiva a criatividade e está em constante atualização para disponibilizar os melhores recursos tecnológicos e equipamentos para as relações de ensino e aprendizagem dos alunos na escola.

Idiomas

Dominar idiomas abre as portas para outros países e dissolve fronteiras. Saber se expressar e se comunicar bem é a chave para criar cidadãos globais: pessoas capazes de entender as múltiplas nacionalidades e relacionar-se com elas. Ter fluência em outras línguas é considerado um grande diferencial para um mundo conectado com culturas tão entrelaçadas, e é pensando nisso que o Porto Seguro oferece aulas de alemão, inglês e espanhol, além de reforços para a excelência da língua portuguesa.