Hora da ciência! Mãe e especialista explica benefícios de fazer experimentos em casa com os filhos

Explorar com seus filhos trará para eles mais independência para definir o próprio futuro. Jayshree Seth, mãe e cientista, explica porque isso acontece e traz dicas de atividades que podem ser feitas em família

Resumo da Notícia

  • É muito importante incentivar a ciência dentro de casa
  • Ela pode trazer diversos benefícios para seu filho
  • Saiba quais são esses benefícios
  • Veja algumas dicas de experimentos para fazer

A maioria dos pais desejam que os filhos se transformem em jovens e adultos independentes e felizes. Para Jayshree Seth, mãe, Ph.D., cientista corporativa e principal defensora da ciência da empresa 3M, encorajar os filhos a amar a ciência pode ajudá-los a seguir esse caminho, independente de escolherem – no futuro – uma carreira relacionada ou não à ciência.

-Publicidade-
É importante incentivar a ciência (Foto: Getty Images)

“Meu filho adolescente e minha filha estão a caminho de realizar seus sonhos: ele está fazendo mestrado em ciência da computação. E ela está se formando em sociologia. Atribuo o sucesso dos dois a muitas coisas, mas acredito firmemente que a experiência com a ciência foi fundamental. A ciência os ajudou a adquirir ferramentas para prosperar, ajudou a aumentar a confiança deles e lhes deu ideias para opções de carreira alinhadas com o que amam fazer”, ela conta.

Para comprovar isso, basta olhar para o método científico. Ele ensina às crianças habilidades que podem ser aplicadas em situações cotidianas durante a jornada da infância à idade adulta: resolução de problemas, experimentação, tomada de decisão, lidar com o fracasso e ganhar perspectiva e perseverança. “Esses atributos se aplicam muito além do laboratório. Os princípios científicos são uma estrutura para “como” navegar na vida”, ela aponta.

-Publicidade-

Os pais atuais, no entanto, precisam quebrar uma barreira antiga. De acordo com o Índice do Estado da Ciência de 2020 da 3M, a geração Y e a Z disseram se sentir desencorajados a fazer ciência quando eram alunos do Ensino Fundamental e Médio. Para fornecer um antídoto para essa situação, você pode simplesmente incentivar seu filho e fazer a sua parte para tornar a ciência divertida.

“O melhor conselho que posso dar aos pais para encorajar seus filhos a amar a ciência é se divertirem fazendo projetos simples juntos em casa. Se você tem uma cozinha ou garagem, já tem seu próprio laboratório de ciências!”, Jayshree brinca. E sabe o que é ainda melhor? As crianças não sabem que estão fazendo ciência quando cozinham ou constroem coisas. Eles estão apenas se divertindo.

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

Pensando em ajudar os pais com essa missão de quebrar barreiras, Jayshree separou algumas dicas para pais de crianças de todas as idades para incentivar a ciência dentro de casa. Aqui estão algumas das favoritas dela para você repetir por aí:

Magia na bexiga

Experimento com bexiga (Foto: Getty Images)

As crianças amam brincar com bexigas, mas já pensou usar a ciência para fazer com que elas se encham sem precisar assoprar? Para fazer isso, você vai precisar de uma bexiga, uma garrafa d’água vazia, bicarbonato de sódio e vinagre. Primeiro, ajude seu filho a encher uma bexiga até a metade com bicarbonato de sódio. Feito isso, separe uma garrafa de água vazia e coloque vinagre dentro dela. Depois, estique a boca do balão sobre a boca da garrafa de água. Em seguida, ajude a guiar o bicarbonato de sódio no balão até a garrafa de água para ver como a reação química clássica pode fazer algo útil – encher o balão!

Guitarra elástica

Michael Bonner, professor e autor da Carolina do Norte, EUA, ajuda as crianças a aprenderem sobre o som fazendo uma guitarra elástica. Para ajudar seu filho a criar a própria versão do experimento, prenda um tubo de toalha de papel na extremidade curta de uma caixa de lenços de papel e enrole elásticos na caixa no sentido do comprimento. As crianças podem então começar a puxar os elásticos, ouvindo atentamente os diferentes sons que cada um faz.

Fogos de artifício líquidos

Quem disse que é preciso esperar o ano novo para ver os clássicos fogos de artifício? Você pode criar uma versão líquida dessa beleza usando leite, sabão em pó e alguns outros suprimentos de cozinha. Esse experimento dá à sua família a possibilidade de ver os incríveis efeitos dos fogos de artifício sem o fogo.

Encha uma tigela até a metade com leite e coloque 3 a 4 gotas de corante alimentício próximo ao centro. Em seguida, cubra uma das pontas de um cotonete com sabão líquido e mergulhe essa ponta no corante alimentar para ver a mágica acontecer.

Sinta o som

Você sabia que pode ouvir e sentir o som? Gitanjali Rao, o melhor jovem cientista da América de 2017, está pronto para ensinar sua família sobre a frequência do som e como percebemos o tom. Para começar, encha um balão e peça para seu filho segurá-lo perto da boca enquanto diz “Ahhh!”. Brinque e veja o que acontece quando eles aumentam ou diminuem a voz. Eles podem sentir o movimento do balão!

Criar Difusão

Camille Schrier, uma cientista e a atual Miss América, explica como as substâncias se movem através da água para criar difusão neste experimento colorido. Retire dois copos e encha um pela metade com a água mais fria que conseguir e a outra metade com a água mais quente que conseguir. Ao mesmo tempo, coloque 2 a 3 gotas de corante alimentar em cada copo para ver como o corante se move de forma diferente em cada um.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

-Publicidade-