Família

Maíra Cardi diz ter sofrido ‘burnout materno’: “Extremamente doente”

Maíra junto da filha quando a mais nova não possuía nem uma semana de vida - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 28/07/2022, às 12h25 por Redação Pais&Filhos


A influenciadora Maíra Cardi utilizou o próprio perfil das suas redes sociais nesta quinta-feira, 28, para falar sobre uma experiência pela qual passou após dar à luz Sophia, fruto de seu casamento com o ex-BBB Arthur Aguiar: o ‘burnout materno’. A influenciadora digital contou que não conseguiu tirar sua licença-maternidade e, assim, voltou a trabalhar logo após o nascimento da filha.

Maíra junto da filha quando a mais nova não possuía nem uma semana de vida (Foto: Reprodução/Instagram)

“Nessa primeira foto, a Sophia não tinha nem uma semana de vida. Mesmo estando na fase do puerpério imediato, eu já tive que voltar a trabalhar, TIVE! Apesar de AMAR meu trabalho, não voltei a trabalhar com menos de uma semana por opção… Assim como muitas outras mães voltam a trabalhar porque precisam, comigo não foi diferente! Essa cadeira deveria ser de amamentação e não de escritório! Hoje resolvi compartilhar com vocês sobre a Síndrome de Burnout e, mais especificamente, sobre a Síndrome Mommy Burnout (ou Burnout Materno)”, iniciou ela na legenda da postagem.

Ainda em seu texto, adicionou: “Embora muitas desconheçam o termo utilizado, grande parte das mulheres que são mães já tiveram a experiência do Burnout Materno. Tudo começa despretensiosamente, sem grandes sinais… Quando você percebe, você já está extremamente doente e não consegue dar conta de realizar tarefas básicas do dia a dia. Nós, mulheres modernas, desde que conseguimos a nossa liberdade, adquirimos nossa independência financeira e o direito de trabalhar fora de casa, adquirimos também uma sobrecarga de trabalho”.

Cardi em sua publicação nas redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)

“Apenas somamos a carga de trabalhar fora de casa, mas raramente os afazeres de casa e a maternidade são divididas igualmente, até mesmo porque a amamentação somos só nós mesmas. E como fica nossa cabeça? Como fica a nossa saúde? Como a gente dá conta de tudo isso? Como encaixar um tempo pra nós mesmas? Muitas vezes nos perdemos e passamos a viver apenas para os outros!”, acrescentou em seu post.

Para finalizar seu desabafo, Maíra escreveu: “No meio de tudo isso, com o acúmulo de maternidade, trabalho, casamento, separação, Big Brother, Sophia doente, minhas empresas e ainda somando a intensidade que vivo a vida, veio o Burnout! Todos os que podem existir, juntos… Como lidar com isso tudo e os sintomas de tamanho desgaste? Decidi trazer esse assunto e debater com vocês sobre nos meus Stories! Aguardo vocês pra bater esse papo por lá”, chamou os seguidores.

O que é o ‘burnout materno’?

A síndrome consiste em um esgotamento profissional que conta com um distúrbio emocional com sintomas de exaustão, estresse e esgotamento físico. Izabella Camargomarcou presença no nosso 13º Seminário Internacional Pais&Filhos e fez uma reflexão muito importante sobre a saúde mental na maternidade – e claro, também citando o Burnout.

“É muito importante para as mães que querem dominar o mundo que ou você aprende a se incluir na própria agenda e tirar uma pausa voluntária ou você vai fazer uma pausa involuntária”, afirmou ela. Acrescentou no tópico saúde: “Gosto muito de comparar saúde mental com saúde bucal. Você escova o dente todo dia? Então você tem que preservar sua saúde mental todo dia”. Ela ainda completou: “Meu corpo muda com o tempo, minhas necessidades mudam e eu não posso abrir mão do autocuidado”.

“Se inclua na própria agenda. Você precisa reconhecer os pedidos de ajuda do seu corpo, falou Izabella. “O estresse por longos períodos traz problemas de saúde. É necessário pedir ajuda dentro de casa”, completou ela.

Assista agora ao POD&tudo com Marcos Piangers e Ana Cardoso! Em um bate papo muito divertido, eles falam da estreia do filme “O Papai é Pop”, inspirado no best-seller de Piangers, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, que estreia no próximo dia 11 de agosto.


Leia também

Anderson Leonardo, do Molejo, faleceu aos 51 anos de idade - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos de câncer

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho