Família

Pai de menina que morreu engasgada desabafa após críticas: “Não foi descuido”

O pai fez um desabafo nas redes sociais - Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook

Publicado em 27/10/2020, às 16h38 por Maria Laura Saraiva, Filha de Laise e Carlos


O pai de uma menina de 4 anos que morreu engasgada em Jundiaí, São Paulo, publicou nas redes sociais um desabafo sobre a perda da filha após o caso ter tido grande repercussão. Diego Alves Pereira defendeu a família na post e disse que estava dando um aviso aos “desinformados” que enviaram comentários dizendo que os pais foram descuidados com a criança.

O pai fez um desabafo nas redes sociais (Foto: Reprodução / Facebook)

O familiar explicou que Rebecca Rayane da Silva Moreira nasceu com uma doença no esôfago chamada atresia e normalmente engasgava cerca de cinco vezes ao dia. Em entrevista ao G1, o pai também informou que a menina precisava passar por uma cirurgia para aumentar a grossura do órgão e evitar o problema, mas ainda não tinha peso suficiente para encarar o procedimento.

Na publicação, Diego escreveu que todos os dias a filha passava por dificuldades para se alimentar. “Não foi descuido. Quem nos conhece sabe o cuidado que tínhamos com ela”, disse. No momento do acidente, no dia 23 de outubro, Rebeca estava jantando arroz, feijão e nuggets ao lado da mãe e do irmão de 7 anos. Ela chegou a ser encaminhada para o hospital, mas não resistiu durante o trajeto.

Diego explicou a doença da filha (Foto: Reprodução / G1)

“Eu estava trabalhando e minha esposa estava em casa com meu menino de sete anos. Na hora, minha esposa tentou desengasgar ela, mas não conseguiu e chamou o vizinho. Eles pegaram o carro e foram para a UPA”, relata o pai. A perda da filha abalou a família ainda mais pelas críticas que receberam dos internautas. Hoje, Diego acredita que será difícil voltar com a vida como ela era. “Vai ser difícil agora. Era uma menina muito inteligente e muito querida por todo mundo”, desabafa.

Rebeca tinha 4 anos (Foto: Reprodução / G1)

Seu bebê engasgou? Muita calma nessa hora!

Mortes causadas por engasgamento são muito comuns nessa idade, infelizmente, e frutas como uvas, são umas das maiores causadoras desse fato. Uvas inteiras ou outras frutas que tenham o formato parecido, como tomate cereja, aumentam muito o risco de obstrução de vias aéreas. É uma situação que pode ocorrer com qualquer um, então devemos estar preparadas para esse tipo de coisa. O Dr. Claudio Len, pai de Silvia, Beatriz e Fernanda, irá ajudar com essas questões.

O que fazer em caso de engasgo?

Primeiro lugar: manter a calma. Quanto mais nervosos, pior ficará a situação.

Em bebês que ainda não completaram um ano, devemos virá-lo de bruços, em nossos braços, com a cabeça na altura mais baixa do que o quadril, e damos cinco “tapinhas” fortes na região das costas, justo entre os ossinhos da costela.

Caso o engasgo continue, viramos o bebê de barriga para cima e com os dois dedos maiores da mão, precisamos apertar cinco vezes o diafragma, que é o mais ou menos onde fica o estomago, até que possa ver alguma melhora.

Já em crianças maiores de um ano, precisamos abraçar a criança por trás, usando as mãos para pressionar o diafragma, até que a fruta seja expelida.

Após todas as tentativas, precisamos levar a criança ou o bebê rapidamente ao pronto socorro.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.


Leia também

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção