Pesquisa comprova o que a gente já sabia: quase 100% dos brasileiros consideram os pets como filhos

A pesquisa feita pela ONG Proteção Animal Mundial para lançar a campanha “A vida é melhor com cães”

Apenas 17% das pessoas adotam cachorros que foram deixados na rua (foto: reprodução/Facebook)

O cenário do abandono de cães no Brasil é triste, e apesar de 60% dos brasileiros discordarem com o ato de abandonar, somente 17% das pessoas que têm cachorros adotam animais abandonados. Os dados são parte da pesquisa da organização não-governamental Proteção Animal Mundial para lançar a campanha global “A vida é melhor com cães”.  A campanha irá tratar de problemas como o abandono e a falta de cuidados veterinários.

-Publicidade-

“A vida é melhor com cães” é uma grande mobilização de histórias. A ONG irá recolher narrativas de superação que provem o papel fundamental que os cãezinhos tem em nossas vidas. Por meio dessa ação, a campanha promete promover o bem-estar e o convívio saudável com das comunidades e os cachorrinhos.

O Brasil é o país com mais cachorros de estimação e entre os entrevistados que possuem pets, 77% citaram cães como seu bichinho. Destes, 94% consideram o animal um membro da família. O que para nós é contraditório pois apesar desses animais serem considerados família, ainda existe uma carência no sentido de cuidado, falta consciência em relação aos cuidados veterinários, passeios, castração etc.

“Uma vez que os animais são abandonados, eles passam a ser responsabilidade de todos – pessoas, ongs, poder público… Mas é na esfera dos governos municipais, que o problema dos cães e gatos de rua pode ter soluções concretas com a implementação de  políticas públicas que lidem com essas populações de animais da forma coordenada, permanente e mais humanitária possível”, explica Rosângela Ribeiro, gerente de campanhas veterinárias da Proteção Animal Mundial no Brasil.

Para reconhecer as melhores práticas no cuidado com os cães e gatos em cidades da América Latina, a ONG apresenta o prêmio “Cidade amiga dos animais”. E as inscrições para participar estão abertas abertas até o dia 10 de junho, e qualquer município latino americano pode participar. A atividade para ganhar o prêmio tem o objetivo de divulgar e premiar propostas inovadoras que possam ser adotadas em outra cidade.

Leia também: 

Cachorro que ajuda nas buscas de Brumadinho ganha homenagem de bombeiro e comove a internet

Cachorro faz sucesso na internet por ter um “rosto humano” e as fotos vão te impressionar 

Estudo mostra que a barba do pai pode ser mais suja do que pelo de cachorro e estamos chocadas