Gravidez

5 pontos positivos do ganho de peso na gravidez

Fica tranquila, não é tão ruim quanto você imagina!

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Untitled-1

(Foto: iStock)

Se você é uma futura mãe, aqui vai uma dica: não se preocupe tanto com os quilos extras. Esse ganho de peso na gravidezpode ser uma experiência positiva. Quer entender melhor? Então vamos começar falando sobre o quantos quilos você vai ganhar durante essas 40 semanas. “Depende principalmente do seu índice de massa corporal pré-gestacional (IMC)”, explica Patricia Lo, ginecologista obstétrica do Memorial Care Saddleback Medical Center, em Laguna Hills, Califórnia.

“Para as mulheres com um IMC normal, recomendamos cerca de 11 a 15 quilos de ganho de peso na gravidez”, ela acrescenta. Mulheres abaixo do peso têm um pouco mais de liberdade e podem ganhar entre 12 a 18 kg. Aquelas que têm excesso de peso devem ganhar cerca de 6,8 a 11 kg e as mulheres que são obesas devem ganhar apenas 4,9 a 9 kg, segundo a médica. Se você está grávida de gêmeos, seu ganho de peso na gravidez, obviamente, será maior.

Felizmente, você tem algum tempo para se preparar para aqueles quilos que chegarão em breve. Durante o primeiro trimestre, você não deve ganhar mais do que 1,8 quilos no total. Algumas mulheres até perdem peso durante esses primeiros meses graças a enjoos matinais e aversões alimentares. O segundo e terceiro trimestres são quando você realmente verá e sentirá seu peso subindo.

As vantagens  

Embora o ganho de peso aconteça rapidamente, especialmente durante os dois últimos trimestres, isso pode ser uma experiência positiva. Aqui estão cinco razões pelas quais o ganho de peso na gravidez não é tão ruim quanto você pensa.