Gravidez

Existe parto humanizado no hospital?

Conversamos com o Dr. Igor Padovesi, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein, para esclarecer o assunto

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: Getty Images)

As salas para esse tipo de parto são adaptadas (Foto: Getty Images)

Toda semana a gente fala sobre um tema relevante para a sua família nos nossos lives do Facebook. Entrevistamos especialistas e contamos com a participação da nossa audiência. Dessa vez o entrevistado foi o Dr. Igor Padovesi, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein. Durante a nossa conversa ele esclareceu alguns pontos sobre o parto humanizado hospitalar. Dá uma olhada:

O que é ser humanizado?

Tem a ver com o processo de atendimento e não com a forma de parto em si, pode ser tanto parto normal ou cesárea. A diferença é que a mulher se torna a protagonista, tirando do médico o poder de controlar a situação. E isso ainda no pré-natal, quando o especialista informa o casal e conversa com calma.

Como acontece o parto humanizado hospitalar?

As salas para esse tipo de parto são adaptadas para mais de um acompanhante, caso a gestante queira. Pode ser uma doula ou a família, por exemplo. Além disso, elas não têm aquela cara de hospital e passam a ter chuveiro, banheira e espaço para se movimentar. A tendência é fugir do parto domiciliar e trazer a casa para dentro do hospital.

Veja o live completo:

Leia também:

Rafa Brites compartilha fotos de seu parto humanizado

Você não vai acreditar nessas 11 frases ditas por pais na hora do parto

Depressão pós-parto pode estar ligada à falta de luz natural no fim da gravidez