Mulher engravida depois da menopausa com ajuda de novo tratamento desenvolvido na Grécia

Os pesquisadores da clínica Genesis Athens injetaram um plasma rico em plaquetas no ovário de 30 mulheres entre 46 e 49 anos. A substância desencadeia o crescimento de vasos sanguíneos no órgão

Resumo da Notícia

  • Um novo tratamento de fertilidade desenvolvido na Grécia fez com que uma mulher na menopausa conseguisse engravidar depois de uma injeção nos ovários
  • Os pesquisadores da clínica Genesis Athens injetaram um plasma rico em plaquetas (PRP
  • A substância geralmente é usada para acelerar a cicatrização de tecidos

Um novo tratamento de fertilidade desenvolvido na Grécia fez com que uma mulher na menopausa conseguisse engravidar depois de uma injeção nos ovários. Os pesquisadores da clínica Genesis Athens injetaram um plasma rico em plaquetas (PRP), geralmente usado para acelerar a cicatrização de tecidos, no ovário de 30 mulheres entre 46 e 49 anos.

-Publicidade-
O tratamento ajudou 4 mulheres a engravidar na Grécia (Foto: Getty Images)

A técnica desencadeia o crescimento de tecidos e vasos sanguíneos no órgão. O New Scientist relatou que o tratamento conseguiu restaurar até 70% dos ciclos das mulheres que foram submetidas ao teste – inclusive uma voluntária que não menstruava há cinco anos.

A PRP também foi injetada em mulheres na perimenopausa, ou seja, que estão no período de transição para a menopausa. Destas, três conseguiram engravidar e dar à luz durante o programa.

-Publicidade-

O médico de fertilidade Konstantinos Pantos, da Clínica Genesis Athens, disse que o tratamento é uma ótima maneira de as mulheres se tornarem mãe depois de mais maduras. “Muitas mulheres se concentram em seus empregos e carreiras até passar dos 40 anos. Depois disso elas dizem: ‘Agora vamos ter um filho’. Nesse tempo a menopausa já chegou e eles vão ter mais dificuldade de engravidar”, explica o especialista.

A pesquisa foi alvo de controvérsias, porque não foi testada em animais antes de ser aplicada em seres humanos, como é o protocolo usual. Apesar disso, Dr. Pathos e sua equipe já ajudaram mulheres de até 59 anos. “Meu trabalho como médica é ajudar casais e mulheres a engravidar. E se as mulheres são saudáveis, porque não? ”, diz o médico.

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!

 

-Publicidade-