Gravidez

Pós-parto: é normal não conseguir segurar o cocô?

17% das mães de primeira viagem tiveram algum grau de incontinência anal

Logo-Parents (1)
Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

17% das mães de primeira viagem tiveram algum grau de incontinência anal (Foto: Getty Images)

17% das mães de primeira viagem tiveram algum grau de incontinência anal (Foto: Getty Images)

Após o parto seu corpo pode demonstrar algumas reações inesperadas, o que pode causar um certo desespero se você for uma mãe de primeira viagem. Se por acaso você tem manchado suas calcinhas de cocô sem querer, acredite: isso é supernormal.

O golpe de um bebê pressionando seus músculos pélvicos e nervos e a força de empurrar a criança durante o parto pode dificultar o controle do gás ou do intestino nas primeiras semanas. Os sintomas incluem manchas nas roupas íntimas causada pelo vazamento de cocô quando você solta um pum, tosse, espirra ou levanta algo pesado.

Um estudo australiano descobriu que 17% das mães de primeira viagem tiveram algum grau de incontinência anal no primeiro ano, mas o número verdadeiro é provavelmente muito maior, pois as mulheres geralmente mantêm isso em segredo. “Muitas mães têm vergonha de até conversar com seu médico sobre isso, então é difícil para nós sabermos”, diz Heather Hipp, endocrinologista reprodutivo.

A situação deve melhorar dentro de 3 meses, aproximadamente o tempo em que os seus tecidos pélvicos se recuperarão. Praticar pompoarismo, exercício para fortalecer os músculos da pélvicos, pode te ajudar a fortalecer e recuperar o controle de forma mais rápida. Se você quiser tentar, comece com 10 repetições pelo menos 3 vezes por dia. Existem aplicativos que podem te auxiliar nos exercícios.

Comer refeições menores e evitar gorduras e comidas picantes também podem ajudar. Mas se o problema persistir, seu médico pode recomendar uma terapia física ou, em casos extremos, encaminhar você a um uroginecologista para ver se você precisa cirurgia para reparar o esfíncter, estrutura muscular que contorna o ânus.

Leia também:

Saiba como controlar a queda de cabelo no pós parto

Como driblar a depressão pós parto

6 reações que seu corpo pode ter no pós-parto