Publicado em 28/09/2020, às 10h09 - Atualizado às 14h00 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Com a pandemia de coronavírus, nasceu também a preocupação de como a doença pode interferir na gravidez. Em uma revisão sistemática realizada com 77 estudos pela BMJ, no Reino Unido, é apresentado que 1 em cada 10 gestantes foi hospitalizada com diagnóstico de covid-19 e destas, cerca de 3/4 eram assintomáticas.
Apesar do assunto ainda causar incertezas, se sabe até agora que pacientes grávidas podem ter os mesmos riscos e complicaçõesdaquelas que não estão. “A maioria das doenças virais respiratórias, costumam se complicar mais em gestantes, por isso, logo no início se colocou as grávidas como grupo de risco para o coronavírus”, explica Paulo Gallo, pai de Júnior e Breno, e Maria Cecília, mãe de Luciana e Giovanna, especialistas em reprodução humana assistida e diretores-médicos do Vida – Centro de Fertilidade.
Em entrevista à Pais&Filhos, os especialistas esclareceram as principais dúvidas sobre a contaminação por coronavírus na gravidez e os riscos que a doença pode trazer tanto para a mãe, como para o bebê e a família. Além disso, os médicos também explicaram se existem perigos às mulheres que são assintomáticas.
De acordo com Paulo Gallo e Maria Cecília, diversos agentes infecciosos podem passar pela placentano caso da transmissão vertical. Para o coronavírus, “ainda não temos evidência alguma da transmissão vertical – nem durante a gestação, passando através da placenta, por essa permeabilidade que ela teria a alguns agentes infecciosos, nem durante o trabalho de parto, ou o parto propriamente dito”.
Apesar da possibilidade ser comentada entre pesquisadores, eles ressaltam que a resposta não é certa, pois o parto prematuro, por exemplo, pode acontecer por outros motivos. “Em especial neste estudo, não se tem certeza se os partos prematuros foram em função da infecção pelo Covid-19 ou pelo simples fato do momento de estresse que aquela mulher estava vivendo e que acelerou o nascimento do bebê. Então, mais estudos precisam ser realizados para que possa se chegar a essas conclusões”.
Segundo estudos comentados pelos especialistas, os riscos de complicações como, por exemplo, internar e entubar, é o mesmo para grávidas e não grávidas. Para o embrião, apesar de alguns casos apontarem recém-nascidos já com o vírus, não se tem certeza se ele pode ou não passar pela placenta. “Nesses casos, não implicaram em riscos maiores para os bebês. Todos eles se recuperaram muito bem”.
“Com relação aos cuidados, toda grávida, que tiver tido contato com o Covid-19, deve ser testado, principalmente com PCR nasofaringe. Caso confirmada a infecção, essa paciente deve ficar em isolamento por 14 dias e o tratamento, em princípio assintomático. Em caso, de alguma assintomatologia de febre e dor, tomar analgésicos, anti-inflamatórios, complexos de vitaminas e aguardar a recuperação. Em caso de piora da função respiratória, da diarreia, com comprometimento maior do estado físico, a paciente deve ser encaminhada para o hospital”, explicam. Vale lembrar ainda que a quarentenade 14 dias é importante para evitar que a grávida transmita o vírus para outras pessoas da família.
Como primeiro passo, Paulo Gallo e Maria Cecília recomendam que a grávida fique mais em casa, tenha uma boa alimentação, se hidrate bastante e caso apresente qualquer sintoma diferente, procure um médico. “A qualquer sinal de piora da doença, como por exemplo, a falta de ar, febre alta, tem que procurar o médico. Se for o caso, ter uma internação para controlar melhor o quadro clínico daquela paciente”, concluem.
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Bebês
Mãe é alvo de críticas após amamentar o filho em supermercado: “Errado em tantos níveis”
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Família
Mãe de quíntuplos que passou mal ao descobrir gestação perde os bebês