Gravidez

Vídeo: saiba como cuidar da sua pele na gravidez e evitar estrias, melasmas e oleosidade

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto: Getty Images)

Tudo muda durante a gravidez. Além das emoções e da ansiedade pela chegada do bebê, seu corpo passa por muitas mudanças físicas e hormonais. E a pele não poderia ficar de fora de todas essas transformações. As mulheres costumam enfrentar o aparecimento de celulite, estrias, flacidez, melasmas, estrias e varizes durante a gestação e no pós-parto.

Como grande parte dos tratamentos estéticos estão proibidos durante a gravidez e a fase de amamentação, para a proteção da sua saúde e a do bebê, a melhor forma de evitar esses problemas é com a prevenção e cuidado diário da pele. A boa notícia é que dá para passar longe das temidas estrias e os melasmas e manter sua autoestima lá em cima durante e depois da gestação com algumas dicas simples.

“Para deixar seu corpo livre das marcas, a prevenção é o melhor remédio. Como a estria aparece após um estiramento abrupto da pele, a dica é manter uma alimentação saudável e não engordar muito durante a gravidez”, explica a dermatologista Flávia Addor, mãe de Maurício e Maria Fernanda.

Em parceria com a Libbs, a Pais&Filhos fez um bate-papo com a Dra. Flávia e nossa editora-executiva Andressa Simonini, transmitido ao vivo pelo Facebook, para tirar todas as dúvidas sobre os cuidados com a pele da gestante.

Quais são as primeiras reações da pele quando a mulher fica grávida?

Uma coisa muito comum logo no início da gestação é um aumento no crescimento dos pelos e do cabelo. Tudo por conta do aumento do metabolismo, Também tem a tendência do aumento da pigmentação em algumas áreas, em particular nas mucosas do mamilo e na região genital, algumas mulheres podem apresentar uma linha, que vai da região genital ao umbigo, chamada linha nigra.

(Foto: Getty Images)

Como prevenir essas marcas?

A hidratação é muito bem-vinda, na medida em que ela ajuda a melhorar a elasticidade da pele. A hidratação pode ser adotada desde o início da gravidez. Quanto mais hidratada a pele, melhor a elasticidade, e menor o risco do aparecimento de estrias. É importante entender que o aparecimento de estrias tem uma questão genética e também de estiramento da pele. Com o sedentarismo e hábitos alimentares ruins, a mulher ganha peso mais rápido e de maneira mais abrupta — isso evidentemente vai aumentar o risco do aparecimento de estrias.

Qualquer hidratante pode ser usado durante a gravidez?

Não é todo hidratante que pode ser usado durante a gestação. Existem produtos que já são desenvolvidos especialmente para a gestante, com ingredientes que trazem estudos de segurança, que não vão afetar o bebê no útero, além de não provocarem reações, alergias e irritações na mulher. Às vezes o hidratante que a mulher usava antes da gravidez é ótimo, mas não é adequado para essa fase.

Confira o nosso bate-papo completo com a Dra. Flávia e saiba mais sobre como cuidar da sua pele durante a gestação e prevenir estrias, melasmas e oleosidade:


Cuidado para você e seu bebê

Para cuidar bem da sua pele de uma forma que seja totalmente segura ao bebê, é importante escolher produtos específicos para gestantes e que não ofereçam nenhum risco ao feto. No caso da prevenção de estrias, evite loções com alta concentração de ureia (acima de 3%), que podem afetar o desenvolvimento do bebê no útero.

Pensado e indicado especialmente para a prevenção de estrias durante a gravidez, a loção Umiditá Gestante Corpo é um hidratante funcional, que mostrou eficácia em mais de 94% das gestantes que usaram o produto regularmente. A fórmula hipoalergênica tem ácido hialurônico, que estimula a absorção de água pela pele, e Vanistryl, capaz de reduzir a degradação do colágeno, além de Vitamina E, Provitamina B5, Alantoína e Glicerina Vegetal, que oferecem uma barreira protetora e antioxidante à pele. Na hora da aplicação, capriche! A dica é massagear bem e aplicar duas vezes por dia e após o banho, já que a pele molhada fica mais permeável e permite que o creme penetre melhor.

Para a prevenção dos melasmas, é essencial aplicar diariamente um fotoprotetor no rosto. Ideal para mulheres com pele normal ou seca, o Filtrum Color possui amplo espectro de proteção UVA, UVB e luz visível. Além disso, tem cor de base para uniformizar o tom de pele e facilitar sua vida — afinal, é sempre bom ter um produto que seja dois em um! Também possui ativos clareadores que colaboram para o clareamento da pele e é indicado para gestantes que já possuem histórico de melasma antes mesmo da gravidez.

Para manter a pele protegida do sol mas também sempre sequinha e longe da oleosidade, o Filtrum Ultra Seco é ideal para a proteção solar diária em mulheres com a pele oleosa a mista, com 12 horas de controle do brilho e efeito matte.

Leia também:

Cuidados com a pele na gravidez: como prevenir melasmas, estrias e oleosidade

Como evitar estrias e dermatite atópica: a importância da hidratação da pele da gestante e do bebê

Cuide do seu corpo: conheça as dicas para manter uma pele bonita e prevenir as estrias na gestação