Gravidez

Cuidados com a pele na gravidez: como prevenir melasmas, estrias e oleosidade

Como grande parte dos tratamentos estéticos estão proibidos durante a gestação, a melhor forma de evitar esses problemas é com a prevenção e cuidado diário da pele

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

Enquanto se controla a alimentação, também é importante cuidar muito bem da sua pele (Foto: Getty Images)

Durante a gravidez, além das emoções e da ansiedade pela chegada do bebê, seu corpo passa por muitas mudanças. A gestação causa alterações hormonais nas mulheres. Essas transformações, além dos conhecidos enjoos nos primeiros meses, também podem favorecer o surgimento de algumas marcas na pele. As grávidas costumam enfrentar o aparecimento de celulite, estrias, flacidez, melasmas, estrias e varizes. 

Como grande parte dos tratamentos estéticos estão proibidos durante a gestação, a melhor forma de evitar esses problemas é com a prevenção e cuidado diário da pele. Sim! Dá para passar longe das temidas estrias e os melasmas e manter sua autoestima lá em cima durante e depois da gestação com algumas dicas simples.

Como prevenir as estrias?

Você sabia que as estrias atingem até 90% das grávidas, principalmente perto da 25ª semana de gestação, quando o útero chega a quadruplicar de tamanho? “Como a estria aparece após um estiramento abrupto da pele, a dica é manter uma alimentação saudável e não engordar muito durante a gravidez”, explica a dermatologista Flávia Addor, mãe de Maurício e Maria Fernanda. Além do aumento da barriga pela gravidez, as mulheres têm mais tendência a engordar e as estrias podem aparecer em outras áreas do corpo, como flancos, coxas, glúteos e seios.

Enquanto se controla a alimentação, também é importante cuidar muito bem da sua pele. Junto com uma dieta balanceada e as atividades físicas, especialistas apontam que o uso de cremes hidratantes ajuda na prevenção das estrias, além de trazer benefícios para a manutenção da qualidade da pele. “Os estudos com produtos de aplicação tópica mostram que isso pode melhorar as propriedades físicas e se relacionam à elasticidade da pele. Dessa forma, a mulher vai ter uma facilidade maior de estirar a pele e reduzir o aparecimento dessas estrias”, aconselha Flávia. A especialista indica o uso de hidratantes específicos para gestantes desde o primeiro trimestre da gravidez. Hidratar a pele é importante, mas você também vai precisar beber bastante água isso mantém os tecidos bem nutridos, além de ajudar na formação do líquido amniótico.

Como evitar os melasmas? 

Até 90% das mulheres grávidas apresentam manchas na pele. Esse dado, aliado ao fato de que elas dificilmente desaparecem, costuma preocupar as futuras mães. As famosas manchas na pele são chamadas de melasmas, mais especificamente cloasmas, quando relacionadas à gravidez. De cor marrom escura, elas costumam surgir no rosto, nas bochechas, no nariz e no bigode. 

Durante a gravidez, a pele pode ficar mais oleosa e propensa ao surgimento de acne (Foto: Getty Images)

Geralmente, aparecem nos três primeiros meses da gravidez e se acentuam no final. Não são permanentes, mas podem demorar até dois anos para sumir, dependendo da profundidade do melasma. Para prevenir, não se exponha diretamente ao sol, use óculos escuros, chapéu e aplique sempre um fotoprotetor, no mínimo fator 30. Passado o período de amamentação, o dermatologista pode indicar algum creme clareador.

Como evitar a oleosidade da pele?

Durante a gravidez, a pele pode ficar mais oleosa e propensa ao surgimento de acne. Por isso, é importante lavar o rosto duas vezes ao dia, preferencialmente pela manhã e à noite, com sabonete de ph neutro ou loções de limpeza suaves, que retiram o excesso da oleosidade sem ressecá-la. Os sabonetes comuns podem irritar a pele e devem ser evitados. Quando usados em pele oleosa tendem a estimular a glândula a produzir mais gordura. 

No caso de peles secas, eles aumentam de forma considerável o ressecamento. Falando em  temperatura da água, ela deve ser de morna a fria para não retirar a oleosidade natural da pele. Além da limpeza, também é essencial manter a pele hidratada e protegida contra o sol, usando produtos seguros para as gestantes e que tenham toque seco ou efeito matte na pele. Se as espinhas surgirem, além desses cuidados, é importante procurar um dermatologista para uma orientação mais específica. Muitos produtos utilizados para tratar acne são proibidos durante a gestação. 

Cuidado para você e seu bebê

Para cuidar bem da sua pele de uma forma que seja totalmente segura ao bebê, é importante escolher produtos específicos para gestantes ou que não ofereçam nenhum risco ao feto. No caso da prevenção de estrias, evite loções com alta concentração de ureia (acima de 3%), que podem afetar o desenvolvimento do bebê no útero.

Pensado e indicado especialmente para a prevenção de estrias durante a gravidez, a loção Umiditá Gestante Corpo é um hidratante funcional, que mostrou eficácia em mais de 94% das gestantes que usaram o produto regularmente. A fórmula hipoalergênica tem ácido hialurônico, que estimula a absorção de água pela pele, e Vanistryl, capaz de reduzir a degradação do colágeno, além de Vitamina E, Provitamina B5, Alantoína e Glicerina Vegetal, que oferecem uma barreira protetora e antioxidante à pele.Na hora da aplicação, capriche! A dica é massagear bem e aplicar duas vezes por dia e após o banho, já que a pele molhada fica mais permeável e permite que o creme penetre melhor.

Para a prevenção do melasmas, é essencial aplicar diariamente um fotoprotetor no rosto. Ideal para mulheres com pele normal ou seca, o Filtrum Color possui amplo espectro de proteção UVA, UVB e luz visível. Além disso, tem cor de base para uniformizar o tom de pele e facilitar sua vida — afinal, é sempre bom ter um produto que seja dois em um! Também possui ativos clareadores que colaboram para o clareamento da pele e é indicado para gestantes que já possuem histórico de melasma antes mesmo da gravidez. 

Para manter a pele protegida do sol mas também sempre sequinha e longe da oleosidade, o Filtrum Ultra Seco é ideal para a proteção solar diária em mulheres com a pele oleosa a mista, com 12 horas de controle do brilho e efeito matte. 

Leia também:

Vídeo: dicas para manter uma pele bonita e passar longe das estrias na gestação

Cuide do seu corpo: conheça as dicas para manter uma pele bonita e prevenir as estrias na gestação

Como evitar estrias e dermatite atópica: a importância da hidratação da pele da gestante e do bebê