Belo exemplo! Vilarejo italiano consegue conter expansão do coronavírus em apenas duas semanas
A cidade não consegui achar uma ligação de como a Covid-19 chegou ao local e resolveu submeter todos os seus habitantes a acompanhamento médico e testes para coronavírus
Resumo da Notícia
- Vo' Euganeo é um vilarejo da região de Vêneto, que fica ao norte da Itália
- Com quase 3,3 mil habitantes, a cidade virou um experimento cientifico no país
- Eles controlaram a rotinas das pessoas assintomáticas
Vo’ Euganeo é um vilarejo da região de Vêneto, que fica ao norte da Itália. Com quase 3,3 mil habitantes, a cidade virou um experimento cientifico no país e um belo exemplo para o resto do mundo!
No incio de fevereiro, 2 vizinhos foram internados com pneumonia em um hospital da região e descobriram resultado positivo para o vírus da covid-19. Acontece que a cidade não conseguiu achar uma ligação de como a doença chegou ao local.
Um dos pacientes morreu, e inclusive foi a primeira morte na Itália pelo coronavírus. Por conta da morte, o prefeito da pequena cidade decretou quarentena. Mas o mistério de como a doença tinha chegado ao local persistia.
Foi então que eles resolveram submeter todos os moradores da cidade ao teste. E assim, os médicos descobriram mais 89 pessoas infectados pelo vírus – sendo que 60% deles apresentavam poucos sintomas da doença ou não apresentavam.
Mas, para eles, “ter essa porcentagem de infectados assintomáticos é perigosíssimo, porque essas pessoas seguem suas vidas habituais e infectam um número muito alto de pessoas”, disse Andrea Crisanti, professora de epidemiologia e virologia do Hospital da Universidade de Pádua e do Imperial College de Londres, para BBC Mundo.
Foi então que, com apoio das autoridades regionais, uma equipe da Universidade de Pádua começou a monitorar todos os habitantes da província. Depois de 2 semanas de quarentena foram identificados mais 542 casos positivos.
E assim, controlando os assintomáticos, a cidade conseguiu voltar a normalidade em apenas 2 semanas, pois a propagação do vírus foi menor. Os pesquisadores afirmam que o experimento que ocorreu em Vo’ Euganeo é dificil de ser realizado em cidades maiores, mas que é possível sim controlar os assintomáticos.