Rio de Janeiro tem segundo caso de coronavírus confirmado e é o primeiro na capital

Nesta madrugada (07), a Secretaria de Estado de Saúde emitiu um comunicado para dar a notícia. Sendo assim, o Brasil tem agora 14 pacientes com a doença

Resumo da Notícia

  • O Rio de Janeiro confirmou mais um caso de coronavírus no estado, sendo assim são dois infectados até o momento
  • A mulher de 52 anos voltou de uma viagem à Itália
  • Com essa confirmação, o Brasil tem agora 14 pessoas com Covid-19
  • Saiba medidas de prevenção para proteger a sua família
 
A Secretaria de Estado de Saúde reforça que não há motivo para pânico (Foto: Getty Images)

Na madrugada deste sábado (07), A Secretaria de Estado de Saúde confirmou o segundo caso de coronavírus no estado do Rio de Janeiro. O comunicado foi feito através de uma nota e representou o primeiro caso na capital.

-Publicidade-

De acordo com o governo, a mulher que tem 52 anos apresentou alguns sintomas da doença (como febre, tosse, congestão nasal e conjuntivite) após voltar de uma viagem à Itália, na última quarta-feira (04). Já neste dia ela deu entrada no hospital.

O primeiro teste foi coletado na mesma data e deu positivo. A contraprova aconteceu nesta sexta-feira quando o material foi levado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) e Fiocruz, quando foi confirmado de fato o segundo caso de Covid-19.

-Publicidade-

Além dela, outras três pessoas estavam junto na viagem. Todas estão sendo monitoradas pela Secretaria e vigilância sanitária municipal. No momento, a mulher, que já morava sozinha, está em isolamento domiciliar.

“É importante destacar que continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os dois casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no nível zero do nosso plano de contingência e não há razão para pânico”, disse em nota o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Com mais esse caso, o Brasil soma 14 pessoas com coronavírus confirmados, sendo dez em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um na Bahia e um no Espírito Santo. Há ainda outro caso em análise no Distrito Federal, que teve positivo no primeiro teste e aguarda a contraprova.

 

Saiba como se proteger do coronavírus

Os coronavírus são uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Tem este nome porque parece uma coroa, se visto no microscópio. Algumas cepas infectam seres humanos, outras infectam somente animais. O novo vírus (2019-nCoV) provavelmente é uma mutação que não atingia humanos e, nos últimos meses, passou de um animal para uma pessoa em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China. Para se prevenir, a recomendação do Ministério da Saúde é a mesma feita para a prevenção de infecções respiratórias agudas. São elas:

  • evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • lavar as mãos com frequência, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • manter os ambientes bem ventilados;
  • evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

 

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

-Publicidade-