Recém-Nascido

Mulher com útero em forma de coração desafia todas as probabilidades e dá à luz gêmeos

Mulher tem útero em forma de coração - Reprodução/The Sun
Reprodução/The Sun

Publicado em 05/01/2023, às 12h13 - Atualizado em 19/01/2023, às 10h55 por Redação Pais&Filhos


Uma mãe com um útero em forma de coração desafiou as probabilidades e deu à luz gêmeos. A jovem mãe Karen Troy, de 25 anos, foi surpreendida com a gravidez, pois como ela tinha um útero bicorno, ela não esperava que iriam conseguir ter filhos tão cedo. A chance de engravidarde gêmeos com essa  malformação é de apenas uma em 500 milhões.

“Eu estava mais preocupada com o fato de ter dois bebês do que com um útero em forma de coração.”Eu só queria ter certeza de que eles estavam bem,” relatou a norte-americana em entrevista ao ‘’The Sun’’. Quando ela estava grávida de gêmeos em janeiro de 2021, Karen já havia tido seu primeiro filho – agora com seis anos – mas não sabia que tinha o útero de formato incomum.

Mulher tem útero em forma de coração (Foto: Reprodução/The Sun)

A jovem mãe teve muita sorte em conseguir ter uma gravidez gravidez tranquila, até que desenvolveu uma condição de pressão alta conhecida como pré-eclâmpsia . Com apenas 34 semanas. Karen foi então levada às pressas para uma cesariana. Horas depois, em 5 de setembro de 2021, nasceram os gêmeos de Karen, Ryan e Raelynn.

Mãe desafafia todas as possibilidades e dá à luz a gêmeos (Foto: Reprodução/The Sun)

Hoje os gêmeos têm 16 meses e estão saudáveis, apesar de alguns atrasos em suas habilidades motoras.”Ambos são tão diferentes”, disse Karen.”Raelynn é um furacão, ela adora pegar tudo e colocar na boca.”E Ryan vai observar mais e fica mais quieto. “Estou feliz que eles estejam saudáveis ​​e bem”, acrescentou.

Útero bicorno: o que é a malformação que diminui em 25% as chances de engravidar e como tratar

O que é útero bicorno?

O útero bicolor, também conhecido como útero de cordão, é uma malformação uterina. Nessa condição, a mulher possua duas cavidades (uma maior e outra menor) no órgão, o que faz com que haja maior dificuldade para engravidar. O útero bicorno é uma das causas de infertilidade e também aumenta em 33% as chances de uma perda gestacional.

O que causa o útero bicorno?

A causa do útero bicorno é uma malformação que acontece quando a mulher ainda é um feto e está em processo de formação dentro do útero da mãe, no que é chamado de  período hidrológico. Essa malformação acontece nos ductos de Miller, estruturas responsáveis por dar origem ao aparelho feminino reprodutor.

Como identificar o útero bicorno?

Para conseguir identificar que a mulher possui útero bicorno, é preciso realizar exames específicos que mostrem a cavidade uterina dela. São eles o ultrassom transvaginal, a ressonância magnética e a histeroscopia. A partir do diagnóstico com um especialista, o médico ginecologista, é possível realizar tratamentos adequados e acompanhar com mais cuidado as tentativas de engravidar.

A cirurgia é, por enquanto, o único tratamento para o útero bicorno. O acompanhamento com um especialista é fundamental
A cirurgia é, por enquanto, o único tratamento para o útero bicorno. O acompanhamento com um especialista é fundamental (Foto: Shutterstock)

Qual o tratamento para útero bicorno?

O único tratamento existente, por enquanto, para a malformação que causa o útero bicorno é a intervenção cirúrgica. Nele, o profissional tenta tirar a parte do órgão em que há um septo dentro da cavidade uterina. Assim como qualquer cirurgia, podem existir complicações. A mais comum é a formação de aderências uterinas que também podem causar infertilidade.

Por que o útero bicorno causa aborto espontâneo e dificuldade para engravidar?

Dr. Rodrigo Rosa explica que, logo no início da gravidez, o embrião se implanta em uma das duas cavidades do útero. Às vezes, essas cavidades são assimétricas e existem mais chances da gestação ir para frente quando o embrião se implanta na maior delas. Quando a implantação acontece na menor cavidade, existe um risco maior de parto prematuro conforme as semanas vão passando.

De acordo com o especialista, mulheres com útero bicorno também possuem uma condição chamada de incompetência istmo cervical, ou colo de útero curto, que se abre antes do final da gestação e requer um procedimento chamado cerclagem uterina para evitar que a mãe entre em trabalho de parto antes da hora.

Confira tudo o que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos!


Leia também

Pai de Henry Borel fala sobre nascimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Rafa Justus e Ticiane Pinheiro recebem elogios prontas para festa de 15 anos - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Nome do 3º filho de Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"