Saúde

Por que o nariz cresce durante a gravidez?

A cantora Marília Mendonça desabafou com os fãs depois de notar a mudança e nós te mostramos o porquê você não deve se preocupar

Yulia Serra

Yulia Serra ,filha de Suzimar e Leopoldo

(Foto: Getty Images)

No último sábado (26), Marília Mendonça fez um comentário no Twitter que repercutiu muito nas redes sociais. A cantora, grávida de 6 meses do primeiro filho com o cantor Murilo Huff, aproveitou para compartilhar uma foto antiga do rosto e escreveu na legenda: “Ai que saudade do meu ex… nariz”. Várias mães responderam a publicação, confirmando que também sentiram esse efeito durante a gestação. 

Esse é o antes do nariz de Marília (Foto: reprodução/Twitter)

Esse é o depois (Foto: reprodução/Twitter)

Essa diferença não é exclusiva e muito menos aleatória. O nariz pode, sim, aumentar de tamanho nessa fase. Não tem nada de errado com o seu corpo, muito pelo contrário. Há uma explicação científica para essa mudança. “É o inchaço e efeito dos hormônios da gestação que causa a mudança”, explica Dr. Igor Padovesi, ginecologista e obstetra e pai de Beatriz e Guilherme.

Durante a gestação, a variação dos hormônios, principalmente a maior produção de progesterona — o principal da gestação — gera o aumento da velocidade do crescimento da cartilagem. Isso acontece tanto na região do nariz quanto das orelhas e por isso esses membros podem sofrer alterações no formato. Mas calma, não precisa procurar pelo em ovo. O especialista lembra que isso é um detalhe e não acontece em todas as mulheres. 

Tem começo, meio e fim

Grávida incha. E não apenas na barriga. Algumas vão ter mais, outras menos. Tem quem vai ter maior foco no rosto, outras nas pernas e pés. Tem mulher que não sente esse efeito em lugar algum. É quase como jogar na mega-sena. A boa notícia é que a alteração acontece apenas na parte física, não tem nenhum efeito prático na rotina da mãe, lembra o médico. 

Dr. Igor reforça que é algo temporário e, geralmente, volta ao normal entre duas e quatro semanas após o parto. Então se você já percebeu essa e outras mudanças da gravidez no seu corpo, pode ficar tranquila. Não tem necessidade de procurar um especialista, é apenas uma reação natural do seu corpo a uma quantidade enorme de hormônios que se encerra junto da normalização deles. 

Como fica a autoestima? 

Com tantas mudanças físicas, o psicológico também pode ser afetado. Como sempre reforçamos, mãe também é gente e não só pode como deve cuidar de si mesma. Passar hidratantes na pele sempre ajuda nessa fase e, quanto ao rosto, há produtos que você pode recorrer. “Consideramos que elas possam usar maquiagem, pois essas substâncias não são absorvidas pela pele”, aconselha o especialista.

Mas claro, sem exageros, limpando bem o rosto antes de dormir e verificando as bulas. É importante usar apenas produtos específicos para gestantes, para a segurança da mãe e do bebê. 

Então, Marília e todas as demais grávidas que perceberam um aumento do nariz durante esse período podem ficar tranquilas que logo tudo volta ao normal, ok? E o melhor de tudo, segurando o seu bebê no colo. Quando se sentir mais para baixo, lembre que essa mudança é passageira, enquanto seu filho será um presente para o resto da vida. 

Leia também:

Tudo sobre o segundo trimestre da gravidez: cuidados, exames e mudanças no corpo

Não é só a barriga que cresce! 9 mudanças nos seios na gravidez

O que acontece na cabeça da mulher durante a gravidez?