Publicado em 13/01/2021, às 09h34 - Atualizado em 07/07/2021, às 14h16 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Você sabia que o mau hálito em bebês pode significar algum problema de saúde além da má higiene bucal? Apesar de ser mais comum em adultos, pode acontecer com o seu filho. Mas, calma! Apesar de não ser o principal problema, é superimportante ficar de olho para a bem estar do bebê, principalmente nos primeiros meses de vida.
Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, conversamos com a Pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Dra. Thais Bustamante, mãe de Arthur, Raquel e Felipe, e o Cirurgião Dentista pela Unicamp, Dr. Fernando Tai, pai de Vitor, Ana Carolina e Gustavo. Saiba como driblar o problema e mantê-lo (bem!) longe do bebê!
Também conhecido como halitose em bebês, o Cirurgião Dentista explica que isso acontece pela fermentação e decomposição dos resíduos alimentares. “No caso de recém-nascido, o resíduo do leite materno, ou leite de outra origem, ficam retidos em toda a cavidade oral do bebê e principalmente na língua por ser mais rugosa”, explica. Geralmente, a família pode notar ainda que a língua do bebê fica com uma crosta esbranquiçada e/ou amarelada por causa do resíduo do leite, causando assim a liberação de mercaptanas e enxofre metabolizada pelas bactérias da cavidade oral. “Existem casos que seriam as exceções, na qual o mau hálito pode ser causado por alguma doença”.
O mau hálito em crianças pode acontecer por diversos motivos. Para te ajudar a entender melhor o assunto, Thais Bustamante citou quais são os problemas que podem estar relacionados ao mau hálito em bebês:
Sim! O cirurgião explica que isso pode acontecer porque os bebês ainda não tem a capacidade motora de realizar a higienização da gengiva e dos dentes e, principalmente, da língua que é onde mais se retém de alimentos no bebê. Thais complementa: “É importante higienizar a boca do bebê, pois o mau hálito também pode ocorrer pela interação das bactérias com o resquícios de leite na boca”.
A pediatra comenta sobre como deve ser a higienização com o aparecimento dos dentes: “Uma boa escovação no dia a dia e visitas semestrais ao dentista após o surgimento dos primeiros dentes, ajudam a manter a boa saúde bucal e o hálito fresco”. Quando o problema surgir, é superimportante buscar o auxílio de um profissional: “A orientação correta dada pelo dentista ajuda muito e por isso é de grande importância o pré-natal no seu dentista, pois ele lhe dará todas as orientações para cuidar bem do seu bebê. Uma excelente dica é higienizar a cavidade oral e principalmente a língua do bebê com uma gazes umedecida com água fervida ou filtrada enrolada no dedo do adulto responsável pelo bebê”, explica Fernando Tai.
Até os sete anos de idade da criança, é superimportante os adultos ainda serem os responsáveis pela escovação dos filhos, pois elas ainda não possuem a destreza necessária suficiente, segunda a pediatra. Após este período, os pais podem dar mais liberdade para a realização da tarefa seja feita com mais autonomia, mas sempre com a supervisão da família. Já aos 10 anos, elas podem realizar a escovação sozinhas.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”
Bebês
Mãe diz que pessoas param o filho na rua para ver seu cabelo: ‘’Ele parece os Beatles’’