Gêmeas siamesas ligadas pela cabeça se reencontram pela primeira vez após cirurgia: “Momento de paz”

Elas ficaram quase um mês em quartos separados na UTI

Lis e Mel se viram pela primeira vez, quase um mês depois da cirurgia (Foto: Maria Clara Oliveira/HCB Reprodução/ Correio Braziliense/)

Lis e Mel, gêmeas siamesas unidas pela cabeça se enxergaram, separadas, pela primeira vez essa terça-feira, 21 de maio, depois de uma cirurgia inédita em Brasília. A cirurgia foi realizada no dia 27 de abril e desde então elas passaram por um tratamento na UTI, em quartos separadas.

A cirurgia aconteceu quando elas estavam com 10 meses e envolveu muito tempo de preparação, as gêmeas estavam ligadas pelo crânio e fizeram uma série de exames. Com mais de 5o pessoas envolvidas, entre cirurgiões, voluntários e médicos do Children’s Hospital at Montefiore, em Nova York, a cirurgia durou mais de 20 horas.

O reencontro das irmãs emocionou a família e a equipe do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar. Mel se recuperou mais rápido que a irmã e antes de ir para enfermaria fez uma visita à Lis, que perdeu um pouco de massa encefálica, mas segue se recuperando.

A mãe das meninas, Camilla Vieira, contou ao Correio Braziliense que Lis e Mel ficaram se olhando por alguns instantes e depois deram as mãos, coisa que sempre faziam quando ainda estavam ligadas.

“Acho que foi um momento de paz delas. Foi a coisa mais linda. Finalmente elas estavam ali, juntinhas. Elas ficaram se olhando, como se estivessem se reconhecendo.”, contou a mãe.

O enfermeiro responsável pela equipe de enfermagem da cirurgia, Carlos Eduardo da Silva, também comenta a surpresa e a felicidade de ver as irmãs bem. “Se pararmos para pensar que, depois de uma cirurgia complexa como essa, elas estão saudáveis e ativas, ouvindo música e dançando, parece ser coisa de outro mundo.”

Segundo site Correio Braziliense, a recuperação das meninas está acontecendo dentro do quadro esperado. “Estou superfeliz pelo fato de a Mel ter saído da UTI. Falta a Lis, que, se Deus quiser, logo estará na enfermaria também.”, disse, orgulhosa, a mãe das, meninas.

Leia também: 

7 famosos que têm filhos gêmeos e você não sabia

Gêmeos idênticos assumem a paternidade da mesma criança e história é de dar nó na cabeça 

4 curiosidades sobre gestação de gêmeos