Bebês

Primeiro corte de cabelo do bebê: dicas fáceis para fazer em casa

Não existe uma “hora certa” para fazer o primeiro corte: tudo depende da quantidade de cabelo que o bebê tem - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 17/08/2020, às 07h35 - Atualizado em 15/09/2020, às 11h52 por Gabrielle Molento, Filha de Claudia e Pedro


Seu filho cresceu e finalmente chegou a hora de cortar o cabelo pela primeira vez. E a questão do primeiro corte é muito pessoal: vai depender da quantidade de cabelo da criança e do gosto pessoal de cada mãe. Muitas mães também ficam com medo de machucar o filho ao cortar o cabelo pela primeira vez – nesse caso, levá-lo a um profissional é a melhor opção.

Tesoura Cortar Cabelo
Não existe uma “hora certa” para fazer o primeiro corte: tudo depende da quantidade de cabelo que o bebê tem  (Foto: Shutterstock)

Não existem regras para esse momento, mas pode ser que seja necessário cortar o cabelo do bebê logo nos primeiros 5 meses de idade, se ele tiver muito cabelo. Para os bebês com poucas mechas, o corte pode demorar mais de 10 meses para acontecer. A partir do quarto mês, o pescoço do neném já está mais firme e, consequentemente, mais fácil de fazer o corte e mais confortável para ele.

Distrair o bebê para que ele fique menos apreensivo é uma boa opção. Além disso, se decidir que quer fazer o corte em casa, priorize a segurança da criança ao usar a tesoura, cortando as mechas aos poucos. É recomendado descartar máquinas de cortar cabelo, máquinas de barbear ou navalhas em casa.

Antes de começar, coloque uma toalha no ombro dele para protegê-lo dos fios cortados e separe algodão e água para limpá-lo. Chamar alguém para te ajudar também pode facilitar muito esse trabalho. Sobre o corte, é importante saber que os bebês perdem muito calor por meio da cabeça e por isso talvez não seja ideal cortar muito curto.

Distrair o bebê, para que ele fique mais calmo, é sempre uma boa opção (Foto: iStock)

1. Molhe o cabelo do bebê

O primeiro passa é molhar o cabelo do bebê com um spray de água, espirrando-a cuidadosamente por todo o cabelo. Escolha um momento que você considere que seu bebê esteja mais relaxado e calmo para que essa não se torne uma experiência ruim para ele.

2. Separe as mechas mais longas

Com um pente de criança, separe as mechas mais longas com cuidado e as estique segurando com o indicador, na altura do seu coração. Deslize seus dedos para as pontas e corte as que mais se destacam. Repita esse movimento até que todas as mechas estejam com tamanho semelhante.

3. As costeletas

Uma vez que todo cabelo está com tamanho semelhante, você pode se concentrar nas costeletas. Cubra as orelhas do bebê para você se certificar de não assustá-lo com o barulho da tesoura e não correr o risco de, a qualquer movimento súbito dele, você possa machucá-lo. Nas laterais, incline um pouco a cabeça do bebê, mas o deixo confortável. Esses movimentos precisam ser leves e suaves.

Depois de finalizar o corte, a dica é dar um banho no bebê e lavar bem o cabelo (Foto: iStock)

4. A nuca

Agora que mechas estão iguais e as costeletas (ou patilhas ou as laterais do cabelo) estão ajustadas, é preciso finalizar o corte na parte do pescoço. Cuidadosamente, coloque o rosto do bebê para baixo para que você consiga os cabelos para cima, corte e após cortar veja se não há pontas sobressalentes. Repita esses movimentos até que você ache que está curto o suficiente ou se combina com o resto do cabelo. Você pode receber ajuda de outro cuidador, como pai ou avós, para conseguir manter a cabeçado pequeno para baixo.

5. Tchau, cabelo

Terminou o corte? Acredite, o melhor é dar um banho no bebê e lavar bem o cabelo. Desta forma, você vai evitar cabelinhos por todo o corpo ou roupa que podem incomodá-lo ao longo do dia. Como sempre, aproveite a hora do banho, mas se concentre em tirar os cabelos restantes.


Leia também

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer