Bebês

Vídeo mostra mãe colocando bebê de 11 meses na calçada: “Eu estava tão nervosa, não foi pensado”

Beatriz explicou tudo que aconteceu na manhã daquele domingo

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

Beatriz Fernandes deixando a filha na calçada na porta da casa do ex-namorado (Foto: reprodução / Vídeo do Fantástico)

No último domingo, 21 de julho, um vídeo de uma mulher colocando um bebê de 11 meses na calçada, e depois entrando no carro para dar ré, deixou todo mundo surpreso. A cena foi captada por uma câmera de segurança num fim de tarde de domingo em João Pessoa, Paraíba.

Aparentemente a história é assim: Beatriz Fernandes, quem aparece na gravação, estava na frente da casa do ex-namorado, com quem compartilha a guarda da menina, para entregar filha e por conta do alto estresse acabou deixando a bebê na rua por alguns segundos. “Não teve um dia desde que isso aconteceu que eu não tenha me arrependido. Eu sei que jamais faria aquilo de novo. Eu tava nervosa, não foi pensado, quem é que nunca errou na vida?”, disse a mãe em entrevista para o Fantástico. Ela explicou que estava tentando entregar a filha para o ex desde a manhã do dia anterior, sábado. Os dois admitiram que não conseguem entrar em um acordo sobre dias e horários que cada um deve cuidar da criança.

A criança engatinhando na calçada enquanto a mãe dava ré para virar o carro (Foto: reprodução / Vídeo do Fantástico)

Desde a divulgação do vídeo, Beatriz perdeu a guarda para o pai, Eduardo Anibal, que a assumiu provisoriamente. “Ela está sendo acompanhada por um psicólogo e estou dando muito carinho. Pretendo continuar dando afeto e abrigo a minha filha”, comentou o pai. De acordo com a mãe, ela estava tentando entregar a menina para Eduardo desde o sábado e no domingo não conseguia entrar em contato com ele, então decidiu levar a filha até a porta da casa do ex.

“Quando eu cheguei, encontrei com os tios dele e perguntei se poderiam pegar minha filha”, explicou durante a entrevista. Mas a família do ex se recusou a ficar com a criança. Então ela decidiu colocar a menina na calçada. “Lembrei das coisas dela que estavam no carro e a coloquei na rua enquanto virara o veículo para tirar da frente do portão, mas vi minha filha pela câmera”, comentou chorando.

Depois de toda a confusão, um policial militar, que mora em frente a casa do advogado, foi chamado pelos vizinhos. “Ela parecia bastante transtornada, estava muito aflita”, comentou Marcos Barros, tenente-coronel da PM. Para retirar a guarda da mãe, o pai pegou o vídeo e fez um depoimento na delegacia para conseguir antecipadamente a tutela da criança. De acordo com o Fantástico, Beatriz vai prestar depoimento para a justiça esta semana sobre abandono de incapaz.

“Eu quero que as pessoas vejam que isso foi uma atitude de desespero. Num pico de estresse extremo que eu passei por muitos meses até chegar nisso. Não foi uma atitude pensada para machucar ou abandonar minha filha. Estou sentindo a falta dela”, disse a mãe bastante emocionada na entrevista. Assista ao vídeo que está no YouTube:

Nós, da Pais&Filhos, como você, ficamos tristes com uma cena assim. Mas é difícil julgar essa mãe! Em um momento de estresse e descontrole emocional, a pessoa fica mais suscetível ao erro. Não significa que o que ela fez está certo, porém a empatia é bem-vinda em primeiro lugar sempre que vemos histórias semelhantes. Acreditamos que unir forças é um dos melhores caminhos para tentar evitar maiores danos às crianças.

Leia também:

Mãe que “abandonou” a filha na rua é afastada da criança pela Justiça

Mãe abandona filha de 4 anos na creche e não volta para buscá-la

Mãe abandona criança autista de 5 anos e deixa bilhete de partir o coração