Cenoura é vida! Conheça os benefícios deste legume para a família

Ela se popularizou no Brasil e não é à toa, há vários motivos para você incluir esse alimento no cardápio já

Ah, os vegetais… Tão importantes na alimentação, muitas vezes são vistos como vilões, pela dificuldade de fazer as crianças comerem. A cenoura é fundamental para um cardápio saudável, pois é rica em uma substância, o betacaroteno, que no corpo é convertido em vitamina A; além de conter biotina, importante no metabolismo de gorduras e proteínas; vitamina K1, que promove a saúde óssea; potássio, excelente para a pressão arterial; e vitamina B6, envolvida na conversão dos alimentos em energia.

Uma alimentação saudável começa dentro de casa e traz benefícios para a família toda (Foto: Shutterstock)

A cenoura pode fazer parte dos pratos em todas as estações do ano, uma vez que pode ser encontrada em feiras e mercados ao longo de todo ele. Pouco calórica e com baixo índice glicêmico, faz muito bem para a saúde dos olhos, sendo uma forma de prevenir doenças oculares ao longo da vida.

Há várias formas de incorporar a cenoura nos cardápios infantis (Foto: Getty Images)

Esse vegetal é um dos mais cultivados no Brasil e foi trazido pelos portugueses. A diversidade de tipos de apresentação deste alimento também chama a atenção e faz com que ele possa ser incorporado nas mais diferentes receitas familiares: em cubos, fios, palito, ralado, fatiado, batido ou até como minicenoura. Agora é só escolher se prefere uma salada, acompanhamento ou sopa e garantir um menu altamente nutritivo em casa.

E não para por aí

A cenoura traz outros benefícios. Saiba algumas curiosidades sobre esse alimento

  • Para aproveitar todos os nutrientes deste alimento, é sugerido consumir cru ou pouco cozido
  • A safra desta raiz, com o nome científico Daucus carota, vai de julho a janeiro
  • As cenouras laranjas podem ser consideradas uma mutação. Originalmente, elas eram roxas.