6 livros para adotar na hora da leitura com as crianças em casa

Fizemos uma lista com opções infantis para aproveitar um momento em família cheio de aventura e magia

Resumo da Notícia

  • Ler é muito importante para o seu filho, pois ajuda a desenvolver o cérebro
  • Confira uma lista de livros infantis para as crianças se apaixonarem pela leitura
  • A família pode criar um ritual para lerem juntos

Ler ajuda a desenvolver o cérebro das crianças, além de permitir que elas conheçam e explorem novos universos. Confira 6 livros infantis para adicionar na lista do seu filho.

-Publicidade-

Para quando você crescer

Fernanda Diniz | Much Editora

Um livro para você explicar sobre o período de pandemia para o seu filho daqui alguns anos (Foto: Divulgação)

É muito difícil colocar em palavras o que foi e está sendo essa pandemia para as famílias, por isso esse livro traz uma maneira interessante de contar sobre esse período para quando o seu filho crescer entender qual o real impacto da covid-19. Surgindo em meio às incertezas e angústias, essa história é como um carinho, um abraço e um acolhimento, tratando de forma séria, porém leve as aventuras da maternidade durante a quarentena, e a importância do amor como combustível para enfrentar essa situação.

Eu também!

Patricia Auerbach | Companhia das Letrinhas

“Eu também!” aborda a relação entre irmãos (Foto: Divulgação)

Acompanhe a amizade entre Tuca e Lipe, que traz de maneira divertida a relação ambígua entre dois irmãos, que são tão parecidos em tudo, que acabam “brigando” pelo mesmo espaço. É impossível não se identificar com essa história para quem também convive com um irmão dentro de casa (e se surpreende ao sentir saudade quando ficam um tempo longe). Afinal, apesar de tudo o que possa entrar no caminho, eles têm certeza de uma coisa: o amor um pelo outro é para sempre.

A story about care and changes

Red House International School

Para seu filho aprender um segundo idioma, um livro em inglês pode ajudar (Foto: Divulgação)

Uma narrativa que combina perfeitamente com o período que estamos vivendo e tem como objetivo ajudar as crianças a lidarem com a inconstância do momento, a volta às aulas presenciais, além de conscientizar sobre as medidas de segurança básicas, como usar máscara e manter o distanciamento social. Como bônus, esse é um livro bilíngue que permite estimular o aprendizado do idioma inglês dentro de casa de forma lúdica e divertida. O livro está disponível gratuitamente no site da Red House International School. Are you ready for it?

A ilha sinistra

William Steig | Companhia das Letrinhas

O livro “A ilha sinistra” aponta como atitudes simples podem mudar o mundo (Foto: Divulgação)

Indicado para crianças a partir dos 6 anos de idade, apresenta uma ilha habitada por diversas criaturas selvagens e maldosas. Além desses seres, como o próprio título enfatiza, sinistros, o local também conta com vulcões e tempestades. No meio de todo esse caos, algo bastante improvável acontece: o nascimento de uma flor. Diante daquela novidade, ninguém sabe muito bem como lidar. Esse livro é a prova de que atitudes simples, porém grandiosas, podem transformar a realidade.

Imagem

Arnaldo Antunes | Tordesilhinhas

Entenda como o ponto de vista muda tudo no livro “Imagem” (Foto: Divulgação)

Você já se questionou sobre o que você está vendo? Será que olhar é o mesmo que ver? Através de um poema sensível, o poeta discute sobre pontos de vista e o quanto a nossa presença naquele momento interfere nessa visão. É um livro sem regras, sem roteiro, que permite a todos sensações únicas conforme a disposição e construção das palavras no papel, afinal há muitas formas de se enxergar uma mesma coisa. Além do texto, as ilustrações de Yara Kono também são um atrativo à parte.

Coiso

David Walliams  | Intrínseca

“Coiso” é um livro infantil que mostra todos os lados do ser humano (Foto: Divulgação)

Dora Dócil é uma menina de 9 anos que ganhava tudo o que queria. Até que de repente ela decide que quer ganhar um “Coiso”. Brincando com a imaginação e jogo de linguagem, os pais prometem que irão conseguir isso para a filha. Tudo estaria sob controle se não fosse por um detalhe: afinal, o que é esse “Coiso”? Com humor inteligente, o livro leva a criança a questionar e refletir sobre esse novo ser de estimação, criando conceitos sobre limites, sobre o que é saudável e razoável de ser feito. “Às vezes, a gente quer apresentar para os nossos filhos só histórias bonitas, que tragam coisas construtivas e exemplos, mas histórias como esta que mostram o lado feio do ser humano permite que as crianças consigam criar os próprios julgamentos, ao invés de entregarmos isso pronto”.