Criança

Menina de 11 anos dá aula para crianças em comunidade carente no Recife

Sem ter qualquer estrutura, Steffany Rafaelly Freitas ensina 14 crianças menores que ela em uma rua

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto: Reprodução/JC Imagem)

(Foto: Reprodução/JC Imagem)

Uma menina de 11 anos é exemplo de cidadania e inspiração em uma comunidade carente na Zona Oeste do Recife. Moradora da comunidade Roda de Fogo, Steffany Rafaelly Freitas ensina 14 crianças menores que ela em meio a becos estreitos e ruas com esgoto aparente e sem saneamento básico.

Mesmo sem ter qualquer estrutura, a menina dá um jeito de ensinar matérias como inglês, matemática e português. Sentadas no chão da Rua do Patrimônio as crianças só têm o empenho da pequena professora para aprender. Steffany também conta histórias e ajuda a meninada a fazer as tarefas da escola.

Cátia da Silva é sua vizinha e diz que a menina sempre foi assim: “Ela é assim desde pequena. Ainda muito nova, antes mesmo de entrar as escola, já gostava de brincar de ensinar. Cresceu e não mudou. Todos os dias está aí, em pé ou sentada no chão. Procura um cantinho mais limpo e seco, onde não tenha esgoto escorrendo e, com a maior paciência vai ensinando inglês aos meninos, contando historinhas, ajudando nas tarefas. Só não tem aula se chover, porque eles não têm onde ficar”, disse em entrevista ao Jornal do Commercio.

(Foto: Reprodução/JC Imagem)

(Foto: Reprodução/JC Imagem)

Steffany vive em uma casa de apenas um cômodo, que divide com a mãe, Rafaela, que está desempregada. As aulas são preparadas em cima de sua cama e ela consegue pequenas doações de dinheiro com amigos e vizinhos para que possa fazer cópias das folhas, que ela entrega para seus alunos.

A menina tem o sonho de ver os amigos estudarem em escolas boas e ganha o apoio de alguns adultos que também moram na comunidade. A mãe e os vizinhos costumam dar uma pequena quantia em dinheiro, que vai para a compra de gulosei