Criança

Menino de sete anos salva primo engasgado e impressiona: “Ele disse que sabia o que fazer”

Walter Neto foi aluno do Projeto Samuzinho e provou que sabe lidar com emergências

Marina Paschoal

Marina Paschoal ,Filha de Selma e Antônio Jorge

Walter participou do Projeto Samuzinho (Foto: Reprodução / Rafaela Leal/ G1 PI)

Walter Neto, um menino de apenas sete anos, foi um super-herói do almoço em família – literalmente! Durante a refeição, Davi, de três anos e primo de Walter, engasgou com uma espinha de peixe que ficou presa em sua garganta, segundo informações do G1.

No momento, parentes se revezaram para socorrer o menino, mas não tiveram sucesso. Quem conseguiu ajudar Davi foi Walter, que usou as manobras que aprendeu no Projeto Samuzinho – trabalho voluntário realizado por profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Ele salvou a vida do primo, que estava engasgado com uma espinha de peixe (Foto: Reprodução / Rafaela Leal/ G1 PI)

“Meus pais não conseguiram socorrer Davi, então eu comecei a realizar o procedimento. Eu nunca havia feito algo parecido nessas condições. Fiz três vezes a manobra”, ele contou em entrevista ao portal. A manobra é conhecida como manobra de Heimlich, em que uma pessoa abraça a pessoa engasgada por trás e faz forte pressão no diafragma, forçando uma tosse.

A família, que mora na Zona Sul de Teresina, ficou impressionada com a calma que Walter lidou com a situação. “Ele disse que poderia ajudar e sabia o que fazer, ele percebeu nosso desespero e entrou em ação. O fato dele ter conseguido e de saber que ele tem a capacidade foi o que me deixou mais feliz”, disse Ana, mãe dele.

Projeto Samuzinho

É um trabalho voluntário realizado por funcionários do SAMU e alcança 60 alunos entre sete e treze anos. O objetivo é ensinar às crianças a reconhecer situações de emergência e como agir. “Elas são atenciosas e focadas, aprendem mais, e acreditamos muito que ‘primeiros-socorros‘ é matéria de sala de aula”, Elisângela Pereira, técnica em enfermagem e voluntária do Projeto Samuzinho, acredita.

Walter simulando a manobra de Heimlich com o primo, Davi (Foto: Reprodução / Rafaela Leal/ G1 PI)

Leia também

Mãe doa rim para bombeiro que salvou a vida da filha dela e história emociona: “Ela é um anjo”

Eita! Criança fica presa em guarda-volumes de banco e precisa ser resgatada pelos bombeiros

Bebê engasga com leite e bombeiro salva sua vida por telefone