Publicado em 26/03/2020, às 08h59 - Atualizado em 16/01/2023, às 09h07 por Yulia Serra, Editora de conteúdo especializado | Filha de Suzimar e Leopoldo
A rotina mudou, o ambiente mudou, os colegas de trabalho mudaram, mas o trabalho não. Com a pandemia do coronavírus e a necessidade do isolamento domiciliar para conter a disseminação, várias empresas permitiram que os funcionários trabalhassem de casa. A medida vem se mostrando bastante efetiva, mas a grande questão do home office é que a maioria das pessoas não possui estrutura física e ergonômica para se manter da mesma forma que em um escritório.
Fica mais complicado ficar sentado em frente ao computador por 8h diárias, focar a atenção totalmente no serviço, ter um espaço adequado para realizar as tarefas. O fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral Bernardo Sampaio destaca que fazer pequenos ajustes no ambiente residencial vai além de arrumar um lugar tranquilo para se manter longe das distrações e que um dos principais erros na hora de trabalhar de casa é justamente não ter o local preparado.
“Não contar com uma cadeira ou mesa específica para o trabalho é o grande vilão desse profissional. A dica nesse caso é não ficar muito tempo na mesma posição: se possível faça um apoio para a coluna lombar com uma toalha dobrada. Isso pode ajudar a reduzir os sintomas de dor nessa região e levantar de tempos em tempos se faz necessário”, recomenda. Outra dica importante que não costuma ser seguida é delimitar um espaço de trabalho.
Nada de computador no sofá ou na cama. Em um primeiro momento, pode até parecer confortável, mas ao longo do dia, além de ser prejudicial à saúde, também reduz a produtividade. “Isso pode causar dores e até lesões no futuro, posturas inadequadas diminuem a concentração. Por isso, é importante que você aja como se estivesse na empresa. Sempre atento a posição do seu corpo ao longo do dia, com a tela do computador na altura dos olhos e as mãos apoiadas”, completa.
Um dos pontos que mais sentimos é a coluna, mas tem outras regiões que também merecem atenção, como pescoço, punhos e panturrilhas. Alongá-las de tempos em tempos ajuda muito a prevenir futuras dores. Confira as dicas de alongamento do fisioterapeuta para tornar essa mudança mais tranquila:
Seguir essas dicas irá ajudar a diminuir a tensão ao final do dia assim como aquelas dores físicas. Bora começar a praticar!
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”