Publicado em 19/10/2020, às 08h12 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
Nem sempre as palpitações que você sente na barriga é sinal do seu bebê chutando. Graças aos hormônios da gravidez e ao útero dilatado, você pode começar a se sentir inchada, constipada e geralmente desconfortável. A constipação também pode causar hemorroidas, outro efeito colateral comum da gravidez. Veja como gerenciar e prevenir a constipação durante a gravidez:
As mulheres grávidas têm constipação em parte devido aos altos níveis de progesterona. “Esse hormônio faz com que os músculos da parede do intestino relaxem, de forma que não estejam fazendo as contrações necessárias para ajudar a mover as coisas”, diz o Dr. Rabin, professor associado de obstetrícia clínica e ginecologia e saúde da mulher no Albert Einstein College of Medicine, em Nova York. “Além disso, conforme a gravidez avança, o útero aumenta e pressiona os intestinos, o que pode diminuir a capacidade de esvaziamento”.
Outro culpado por essa constipação pode ser o ferro presente na vitamina pré-natal ou suplemento que você pode estar tomando por conta da anemia. Por último, abandonar a cafeína, que naturalmente mantém o movimento intestinal, pode ser outra causa da prisão de ventre.
Vale ressaltar que a constipação na gravidez pode começar a aparecer por volta do segundo ou terceiro mês e pode durar até o momento do parto.
Por si só, a gravidez aumenta o risco de veias inchadas ao redor do reto. “Mas se suas fezes são desconfortáveis para passar e você está se esforçando para fazê-lo, isso pode piorar as hemorroidas”, diz Shari Brasner, MD, professora assistente de obstetrícia e ginecologia na Escola de Medicina Mount Sinai, em Nova York, e autora de Conselhos de uma obstetra grávida (Hyperion). Você pode evitar hemorroidas na gravidez gerenciando a constipação, usando as dicas abaixo:
Se você está sofrendo com a constipação, existem algumas maneiras de fazer as coisas melhorarem. Aqui estão algumas dicas do livro sobre gravidez do Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), Your Pregnancy and Childbirth Month to Month:
– Beba muitos líquidos, especialmente água e sucos de frutas
– Coma alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, feijão, pão integral e cereais. Procure comer cerca de 25 gramas por dia
– Caminhe ou faça outro exercício seguro todos os dias. Uma simples caminhada ao redor do quarteirão ajudará as coisas a se moverem
– Tente comer refeições menores com mais frequência
– Pergunte ao seu médico sobre agentes de volume que adicionam fibra e água ao seu sistema digestivo, ou amaciantes de fezes
Aqui está a boa notícia: os problemas intestinais não afetam muito a qualidade de vida de uma mulher grávida. Mas se você tem passado mais (ou menos) tempo no banheiro do que de costume, pelo menos saiba que não está sozinha!
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Bebês
Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”
Criança
Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil