Constipação na gravidez: entenda as causas e veja como evitar

Graças aos hormônios da gravidez e ao útero dilatado, você pode começar a se sentir inchada, constipada e geralmente desconfortável. Aqui estão algumas dicas que irão te ajudar a melhorar esses sintomas!

Resumo da Notícia

  • Graças aos hormônios da gravidez e ao útero dilatado, você pode começar a se sentir inchada, constipada e geralmente desconfortável
  • Mas não se preocupe, você não é a única
  • Constipação na gravidez: entenda o que causa e como evitar

Nem sempre as palpitações que você sente na barriga é sinal do seu bebê chutando. Graças aos hormônios da gravidez e ao útero dilatado, você pode começar a se sentir inchada, constipada e geralmente desconfortável. A constipação também pode causar hemorroidas, outro efeito colateral comum da gravidez. Veja como gerenciar e prevenir a constipação durante a gravidez:

-Publicidade-
Dicas para aliviar a constipação (Foto: Getty Images)

Causas da constipação na gravidez

As mulheres grávidas têm constipação em parte devido aos altos níveis de progesterona. “Esse hormônio faz com que os músculos da parede do intestino relaxem, de forma que não estejam fazendo as contrações necessárias para ajudar a mover as coisas”, diz o Dr. Rabin, professor associado de obstetrícia clínica e ginecologia e saúde da mulher no Albert Einstein College of Medicine, em Nova York. “Além disso, conforme a gravidez avança, o útero aumenta e pressiona os intestinos, o que pode diminuir a capacidade de esvaziamento”.

Outro culpado por essa constipação pode ser o ferro presente na vitamina pré-natal ou suplemento que você pode estar tomando por conta da anemia. Por último, abandonar a cafeína, que naturalmente mantém o movimento intestinal, pode ser outra causa da prisão de ventre.

-Publicidade-

Vale ressaltar que a constipação na gravidez pode começar a aparecer por volta do segundo ou terceiro mês e pode durar até o momento do parto.

A ligação entre constipação e hemorroidas

Por si só, a gravidez aumenta o risco de veias inchadas ao redor do reto. “Mas se suas fezes são desconfortáveis ​​para passar e você está se esforçando para fazê-lo, isso pode piorar as hemorroidas”, diz Shari Brasner, MD, professora assistente de obstetrícia e ginecologia na Escola de Medicina Mount Sinai, em Nova York, e autora de Conselhos de uma obstetra grávida (Hyperion).  Você pode evitar hemorroidas na gravidez gerenciando a constipação, usando as dicas abaixo:

Prevenção e tratamento da constipação na gravidez

Se você está sofrendo com a constipação, existem algumas maneiras de fazer as coisas melhorarem. Aqui estão algumas dicas do livro sobre gravidez do Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), Your Pregnancy and Childbirth Month to Month:

– Beba muitos líquidos, especialmente água e sucos de frutas

– Coma alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, feijão, pão integral e cereais. Procure comer cerca de 25 gramas por dia

– Caminhe ou faça outro exercício seguro todos os dias. Uma simples caminhada ao redor do quarteirão ajudará as coisas a se moverem

– Tente comer refeições menores com mais frequência

– Pergunte ao seu médico sobre agentes de volume que adicionam fibra e água ao seu sistema digestivo, ou amaciantes de fezes

Aqui está a boa notícia: os problemas intestinais não afetam muito a qualidade de vida de uma mulher grávida. Mas se você tem passado mais (ou menos) tempo no banheiro do que de costume, pelo menos saiba que não está sozinha!

-Publicidade-