Família

Mãe entra em dilema após diagnóstico terminal: “Dou uma irmã à minha filha sabendo que vou morrer?”

Ela está com um câncer no cérebro - reprodução The Sun
reprodução The Sun

Publicado em 17/12/2020, às 12h26 - Atualizado às 12h28 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Catherine Reeve,  de 38 anos, foi diagnosticada com câncer cerebral terminal há quatro anos, depois que as dores de cabeça foram atribuídas ao estresse e à depressão. Na época, Catherine e o marido Steve, 43, de Writtle, Essex, na Inglaterra, estavam tentando ter outro bebê. Mas ela foi aconselhada a não engravidar durante o tratamento para glioblastoma, o tumor cerebral agressivo mais comum em adultos. Em entrevista ao jornal britânico The Sun, a mulher contou que continua dividida entre ter outro bebê para que a filha não cresça sozinha e a culpa de deixar outra criança sem uma mãe.

Ela está com um câncer no cérebro (Foto: reprodução The Sun)

“Quando me disseram que tinha câncer no cérebro, não parecia real. É um choque saber que você tem um prognóstico terminal e levou meses para começar a processá-lo. Mesmo agora, quatro anos depois, às vezes tenho dificuldade em compreender, sabendo que não estarei aqui para ver minha filhinha crescer. É muito doloroso pensar nisso o tempo todo, mas sinto mais por Rose do que por mim mesma – que ela vai perder a mãe”, começou ela contando.

“Quando fiquei doente, estávamos tentando ter outro bebê para completar nossa família. Os médicos disseram que pode não ser uma boa ideia continuar devido ao meu tratamento e estou plenamente ciente de qual é o meu prognóstico”, explicou ela. A mãe, então chegou a cogitar a possibilidade de congelar os óvulos,mas desistiu, porque os médicos disseram que fazer isso poderia atrasar a recuperação dela – embora eles dissessem que ainda seria possível engravidar.

“Parte de mim ainda anseia por um bebê e eu adoraria que Rose tivesse um irmão. Seria o presente mais precioso que eu poderia dar a ela, para que ela não estivesse sozinha quando eu partir. Se eu tivesse outro bebê, no entanto, me sentiria terrivelmente culpada por outra criança ficar sem mãe. Steve adoraria ter outro filho também, mas ele se preocupa com o impacto na minha saúde e, se eu estivesse grávida, não seria capaz de fazer meus exames quadrimestrais. Eu me sinto tão dividida e os pensamentos giram e giram em minha cabeça”, desabafou ela.

A notícia do câncer veio de repente, depois de algumas dores de cabeça que sentiu no trabalho e muitos exames realizados. Catherine contou que teve muita dificuldade em aceitar o diagnóstico e até hoje não contou para a filha o que ela realmente tem.  “Quando fui diagnosticada, ela tinha apenas três anos e realmente não se lembra de eu estar doente”, disse ela. “Ela agora tem sete anos e sabe que mamãe está doente, mas não completamente. E é difícil de acreditar, porque não pareço doente – ninguém pode ver o câncer no meu cérebro. É até difícil para Steve aceitar às vezes, porque eu pareço tão bem”, contou.

Eles estão aproveitando ao máximo o tempo que tem (Foto: reprodução The Sun)

A mãe dedicada jurou aproveitar ao máximo cada momento com Rose – especialmente porque ela perdeu “tempo precioso” com ela depois que saiu do hospital, seguido por seis semanas de radioterapia e seis meses de quimioterapia. Mas, apesar de aproveitar ao máximo, a mãe sabe que a qualquer momento precisará dizer adeus à filha.

“Estou começando a pensar sobre todas as coisas que quero dizer a ela e como devo começar a dizê-las”, disse ela. “Talvez eu escreva cartas ou faça vídeos sobre os marcos da vida dela, quando não puder estar com ela. Mas ainda não cheguei nesse lugar – saberei quando a hora chegar. Além disso, Steve e eu ainda não estamos prontos para falar sobre o que acontecerá quando eu não estiver aqui – mas sabemos que o dia chegará. Eu sei que Rose ficará bem com ele como pai”, completou. Enquanto isso, o casal aproveita para encher a filha de memórias boas ao lado da mãe.


Leia também

Anderson Leonardo, do Molejo, faleceu aos 51 anos de idade - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos de câncer

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Mãe e filha - (Foto: Reprodução/Freepik)

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"