Família

Mãe tem ataque epilético durante amamentação e cai em cima do bebê

Mãe e bebê morreram após ataque epiléptico durante amamentação - Reprodução/ Daily Mail
Reprodução/ Daily Mail

Publicado em 22/11/2021, às 08h38 por Redação Pais&Filhos


Um bebê recém-nascido e a mãe morreram após ela ter um ataque epilético durante a amamentação e cair da cama em cima dele, em Cork, na Irlanda. Marie Downey foi encontrada morta aos 36 em seu quarto no Cork University Maternity Hospital (CUMH) em 25 de março de 2019.

Os dois foram encontrados pela obstetra Dr. Keelin O’Donoghue minutos após o ocorrido. De acordo com o portal Daily Mail, a médica teria dito que a vida do bebê Darragh poderia ter sido salva se um membro da equipe do hospital tivesse encontrado a mãe e o bebê em quatro minutos.

O Dr. Kelehan também explicou que o exame post mortem de Darragh confirmou que o bebê Darragh morreu de insuficiência respiratória aguda como resultado de asfixia por compressão e falência de múltiplos órgãos. Ele acrescentou que a queda de Marie em cima do bebê não foi a causa da morte dele. Foi o peso do corpo da mãe pressionando-o ao longo de vários minutos.

O laudo constatou que o dano ao cérebro de Darragh foi causado pela compressão sustentada em seu peito, que empurrou o esterno em direção à coluna. Isso comprimiu fortemente o coração, impedindo que o sangue fosse bombeado para o coração e para o cérebro.

O Dr. Murphy ofereceu ao viúvo de Marie, Kieran Downey, suas condolências e acrescentou que Darragh “nunca recuperou a consciência”, portanto “não houve sofrimento”.

Marie tinha outros dois filhos com Kieran Downey
Marie tinha outros dois filhos com Kieran Downey (Foto: Reprodução/CorkBeo)

Em entrevista ao CorkBeo, Kieran, que tinha outro dois filhos com Marie, disse que “não tem fé no sistema e muito pouca confiança de que ocorrerão mudanças sísmicas para evitar que outras famílias sofram perdas tão traumáticas”.

Quadro de epilepsia

Marie foi diagnosticada com epilepsia em 2010 e teve várias convulsões durante as duas gestações anteriores, informou o inquérito. Ela foi tratada pelo Dr. O’Donoghue do CUMH, mesmo obstetra e ginecologista consultor que teve em todas as suas três gestações, que disse ter experiência com mulheres grávidas epilépticas.

Devido a preocupações com a gravidez, Marie parou de tomar anticonvulsivantes para epilepsia enquanto esperava seu primeiro filho, mas começou a tomá-los novamente após ter uma convulsão na 30ª semana. De acordo com o Dr. O’Donoghue, ele e Marie haviam discutido os riscos de não tomar a medicação e ambos estavam felizes com o retorno dela ao tratamento prescrito por seu neurologista, Dr. Peter Kinirons.

Marie continuou a tomar medicamentos durante as duas gestações seguintes. No entanto, como o Dr. O’Donoghue disse no inquérito, ela nunca compareceu a uma consulta com o Dr. Kinirons durante sua terceira gravidez.  Em sua consulta de 12 semanas em 2018, Marie disse a ele que veria o neurologista em janeiro de 2019, mas devido a eventos familiares, ela não pôde comparecer.

O Dr. O’Donoghue disse que supôs que Marie tinha ido à consulta. Ele admitiu que não contatar ao Dr. Kinirons sobre a gravidez de sua paciente foi um descuido de sua parte, lamenta sinceramente e ficou em choque ao descobrir que o Dr. Kinirons não sabia que ela estava grávida.

Inclusive, o Dr. estava ciente de que o estresse e a fadiga eram disparadores de convulsões em pessoas epilépticas e que a amamentação poderia ter contribuído para seu estresse.


Leia também

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"