Menina resgatada 91 h após terremoto na Turquia faz pedido curioso para socorristas

Ayda Gezgin estava sentada na cozinha de um prédio que desabou após os tremores da última sexta-feira, 30 de outubro, e foi salva na manhã de hoje sob aplausos da população

Resumo da Notícia

  • Menina de 4 anos que foi soterrada por escombros, foi resgatada após terremoto no oeste da Turquia
  • Quase quatro dias depois de um violento terremoto atingir a região, Ayda Gezgin foi retirada entre aplausos
  • O distrito de Bayrakli, foi o mais afetado pelo tremor da sexta-feira, 30 de novembro

A pequena Ayda Gezgin, de 3 anos, foi resgatada nesta terça-feira, 3 de novembro, de dentro dos escombros de um terremoto na Turquia que aconteceu há quase quatro dias. O caso viralizou rapidamente em manchetes de todo o mundo após a menina ser salva sob aplausos da equipe de resgate. Além disso, o pedido da criança depois de passar 91 horas no local comoveu a todos: um bolinho de carne com iogurte.

-Publicidade-
O resgate aconteceu nessa manhã (Foto: Reprodução / Twitter / @ekrem_imamoglu)

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais pelo ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, é possível ouvir quando o socorrista Ibrahim Topal pergunta para a menina se ela estava bem. Em seguida, a criança diz que sim e fala que quer “kofte et ayran”, um tipo de bolinho de carne com iogurte que é comum na região.

“Quando eu perguntei se ela estava bem, ela pediu a bebida que adora. A felicidade que sentimos é indescritível”, disse Ibrahim Topal.

-Publicidade-

Tremor aconteceu na sexta-feira

A menina passa bem (Foto: Reprodução / Twitter / @tuncsoyer)

O tremor matou 100 pessoas, de acordo com as informações oficiais do local. “Presenciamos um milagre 91 horas depois. As equipes de resgate recuperaram com vida Ayda, de quatro anos. Neste período de sofrimento, também tivemos este momento de felicidade”, disse o prefeito, Tunc Soyer, através do Twitter.

A criança, estava sentada na cozinha de um prédio desabado quando as equipes de resgate chegaram, em um espaço que havia ficado intacto entre a bancada e a máquina de lavar, segundo um dos profissionais segundo informações do Dailymail. “Ouvimos uma voz, perguntamos quem estava lá e ela respondeu: ‘Sou Ayla, estou bem’. Dissemos ‘Espere, vamos tirar você’ e fomos até onde ela estava”, disse um dos homens que a tirou dos escombros.

Segundo o trabalhador que realizou o resgate, a menina estava consciente e sem ferimentos aparentes. “Nada havia acontecido com ela, ela estava sentada esperando”, disse.

Protegida por uma manta de alumínio, a pequena Ayda foi levada de maca até um hospital pelas equipes da Agência de Gestão Emergências e Desastres (AFAD). Nesta segunda-feira, as equipes de emergência já haviam conseguido resgatar com vida duas meninas, de três e 14 anos, dos escombros de dois edifícios que desabaram na província de Izmir. Além disso, mil pessoas ficaram feridas e 107 foram resgatadas com vida dos escombros.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

-Publicidade-