Pai doa rim para filha com doença degenerativa e história é emocionante

A compatibilidade e o tamanho do órgão permitiram que o procedimento fosse feito

Rafaela vive normalmente depois da cirurgia (Foto: reprodução/G1)

Os pais sempre buscam o melhor para os filhos e não é fácil receber notícias como Rodrigo Rodrigues Coelho Sales e Naira Roberta Rosa dos Santos escutaram. A filha do casal, Rafaela, nasceu com uma doença degenerativa nos rins, por motivos genéticos, e precisava de um transplante.

-Publicidade-

Sabendo da realidade brasileira com transplante de órgãos a primeira reação foi de susto, mas ele passou, de certa forma mais rápido que o imaginado. “A doutora que nos atendia abriu o primeiro o resultado da Naira e nos explicou: a resultado se da um número que vai 000 a 999. Quanto mais baixo o número mais compatível é. Então abriu o da Naira e deu em torno de 120. Para 120 até 999 é um resultado muito bom. E pra nossa surpresa e felicidade, o meu resultado deu 001. Então o resultado extremamente favorável ao processo”, contou o pai ao G1.

Depois dessa primeira etapa a dúvida era saber se o rim dele caberia na menina, já que ela tinha apenas dois anos e meio e não tinha tido um desenvolvimento adequado. Para alegria da família, novos exames confirmaram que o procedimento poderia ser feito e assim, aos três anos, a menina passou pela cirurgia.

-Publicidade-

“Num dos exames, mostrou todas as dimensões das minhas artérias, veias, órgãos, principalmente a parte renal. Identificou-se que um dos meus rins tinha uma dimensão menor do que um rim de um homem da minha estatura. Então foi muito curioso. Eu até brinco com as pessoas e digo: esse rim nunca foi meu, eu sempre guardei pra ela.”, desabafou ao portal.

Aos 5 anos de idade, Rafaela tem uma vida normal e os pais comemoram a nova chance. “Toda vez que eu olho a Rafa entrando na escola, eu agradeço a Deus. Todas as vezes que eu vejo ela correndo com os amiguinhos, todas as vezes que eu vejo ela brava, porque ela brava pra caramba, eu agradeço a Deus. Então, a gente tem agradecido muito a Deus por tudo, por todo esse processo que tem dado certo.”, explicou.

Leia também:

11 famosos que vão comemorar seu primeiro Dia dos Pais

Mulher doa rim ao ex-marido e desabafa: “Não estava preparada para deixar minhas filhas sem pai”

-Publicidade-