Publicado em 15/12/2020, às 12h24 - Atualizado às 12h35 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Quando um animal de estimação chega em casa, recebemos junto uma mistura de amor, carinho e a sensação única de felicidade. Como forma de retribuir tudo isso ao seu cãozinho ou gatinho, é superimportante manter a saúde e bem-estar dele sempre em dia.
Para ter um filhote, é preciso muita responsabilidade, mas com os cuidados certos, o relacionamento e os vínculos serão ainda mais duradouros e gratificantes. Principalmente nos primeiros dias após a chegada do petem casa, é quando toda a família passa a conhecer os comportamentos e hábitos do animal de estimação. Com o tempo, os tutores passam a entender a linguagem corporal dos pets e compreender suas necessidades.
Da nutrição às necessidades básicas e emocionais, a Dra. Priscila Rizelo, Médica-Veterinária e Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil, deu dicas de ouro para manter a saúde e bem-estar do filhote. Veja os principais conselhos para deixar a relação com o seu animal de estimação ainda mais especial.
Agora que seu cãozinhoou gatinhofaz parte da família, é importante dividir as atividades e cuidados com todos da casa. Por ser um compromisso que (deve!) ser levado a sério, o tutor tem a responsabilidade desde o início de garantir tudo o que o pet precisa. “A introdução do novo filhote deve ser um momento positivo para todos. É importante que a família reserve alguns dias para ficar em casa para se dedicar à adaptação dele ao novo lar”, comenta a especialista.
Os filhotessão superabertos nesta fase para aprender coisas novas e vivenciar as mais diversas situações. “Este é o melhor momento para que tenham contato com diferentes situações como interações com pessoas e crianças, sons, andar de carro, ficar sozinho para que encarem essas situações com mais naturalidade quando crescerem. Estabeleça limites, sempre recompense os comportamentos positivos e evite punir os comportamentos indesejados”, indica Priscila.
O crescimento e desenvolvimento do filhote são momentos delicados e cheios de desafios. Para manter a saúde e bem-estar dele, as primeiras consultas com o veterinário são essenciais, pois garantem uma melhor qualidade de vida no futuro oferecendo os cuidados certos. “É fundamental ter certeza de que está tudo bem com o filhote, especialmente se o novo tutor não tiver conhecimento sobre o seu histórico de saúde. Leve o filhote ao médico-veterinário para que faça uma verificação de saúde completa, prepare um calendário de vacinação, fale sobre a prevenção de parasitas, discuta sobre nutrição e os alimentos recomendados ao filhote. Esta é uma ótima oportunidade para o tutor tirar todas as dúvidas sobre a saúde e cuidados do seu pet”, explica a especialista.
A partir de todas as orientações, os tutores podem fazer uma melhor divisão das tarefas, além de garantir tudo o que o pet precisa. Vale lembrar que também é importante ficar de olho nos cuidados com a pelagem, cuidado com os dentes, castração e também na alimentação, tudo sempre conversado com o seu médico-veterinário de confiança.
Ela precisa ser adequada para o tamanho, raça e estilo de vida do pet, oferecendo todos os nutrientes que ele precisa para a fase de crescimento. “Caso o filhote chegue em casa comendo outro alimento, é importante fazer a troca gradativa para evitar desconforto digestivo. Não ofereça alimentos humanos pois podem causar transtornos gastrointestinais e até ser tóxicos ao pet”, orienta a especialista.
Como os filhotes costumam gastar muita energia, eles precisam dormir bem e, principalmente, ter uma alimentação saudável. Um filhote, por exemplo, pode consumir até o dobro de proteínas do que um adulto. Para saber a quantidade diária de alimento que deve ser oferecida ao filhote, a família pode checar o rótulo dos alimentos a partir do peso e da idade do animal.
Além de dormir bem, manter uma boa alimentação e se adaptar ao ambiente, seu cãozinho ou gatinho precisa desenvolver uma rotina, pois a saúde emocional é tão importante quanto a física. “Estabelecer uma rotina é fundamental para o bem-estar dos filhotes. Filhotes são muito ativos, por isso reserve momentos para brincadeirase atividades que gastem energia”, explica a médica-veterinária.
Para gastar a energia, Priscila recomenda sessões diárias de treinamento, sendo curtas e frequentes, pois funcionam bem com os filhotes. “Apesar de toda energia e disposição, os horários de descanso devem ser respeitados. Os pets devem ter um local específico para isso, onde fiquem sossegados sem serem incomodados, principalmente gatos que precisam dormir várias horas por dia”, conclui.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil