Projeto busca voluntários para conversarem no telefone com idosos que estão sozinhos na pandemia

Depois do isolamento social, o Conexão 60+ resolveu ajudar quem está se sentindo solitário nesse período

Resumo da Notícia

  • O isolamento social fez com que muitos idosos ficassem se sentindo sozinhos
  • O Conexão 60+ é um projeto que quer ajudar a reverter esse sentimento
  • Voluntários vão conversar por telefone uma vez por semana com idosos que precisam

Com a necessidade de isolamento social, as pessoas que moram sozinhas realmente ficaram longe de todos que amam. Os idosos, por serem do grupo de risco, precisam seguir essa orientação de não sair de casa mais rigorosamente ainda, mas não é fácil se sentir solitário.

-Publicidade-

Para os apoiar e animar, foi criado o projeto Conexão 60+, que busca por voluntários para conversarem com os idosos durante a pandemia. Sem gastar nada, você pode ajudar a diminuir essa solidão que eles estão sentindo.

Idosos estão distantes da família e se sentem mais solitários na pandemia

A ideia é que cada pessoa que aceitar participar tenha uma ligação por semana com um dos idosos que se inscreveram. O papo pode durar de 15 a 50 minutos. E esse tempo pode fazer uma grande diferença!

-Publicidade-

Em entrevista ao site SóNotíciaBoa, Roberta Ávila, uma das idealizadoras da iniciativa contou que já são 100 idosos sendo atendidos e o número vai se duplicar na próxima semana.

Basta se cadastrar para participar do Conexão 60+ e conversar com idosos que estão sozinhos (Foto: Shutterstock)

O Conexão 60+ é um projeto da Subsecretaria de Atividade Psicossocial da Defensoria Pública do Distrito Federal apoiada pelo Núcleo de Direitos Humanos. Agora, eles procuram por mais voluntários e prometem treinamento especial para quem for atender os idosos.

Preparar quem vai atender também é importante, assim as conversas e o acolhimento serão feitos da melhor maneira possível. “Às vezes a pessoa quer escutar e isso pode ter um efeito reverso se não tiver uma supervisão, um acompanhamento”, disse Roberta Ávila.

Os voluntários podem ajudar de 1 a 10 idosos, de acordo com o tempo que tiverem disponível durante a semana. Para participar, basta preecher o formulário do site oficial do projeto. É só clicar aqui!

-Publicidade-