YouTube lança seção para aprender assuntos diversos com a família sem sair de casa

A plataforma disponibilizou nesta quarta-feira, 15 de julho, uma ferramenta para auxiliar na busca de conteúdos por conhecimento em uma aba específica

Resumo da Notícia

  • A ferramenta "aprender" será lançada nesta quarta-feira, 15 de julho
  • A seção reúne conteúdos diversos sobre aprendizagem
  • Ela já foi divulgada em inglês, italiano, francês, coreano, espanhol e japonês, e agora, chega em português
  • Veja como usar

Já pode pegar papel e caneta! Nesta quarta-feira, 15 de julho, o YouTube lança no Brasil a seção “Aprender”, que reúne diversos conteúdos sobre conhecimentos em geral na plataforma. As playlists, que podem ser exploradas pelos usuários, contam com assuntos como, biologia, educação financeira, e até mesmo DIY, que em tradução livre significa “faça você mesmo”.

-Publicidade-
A seção já está disponível para os usuários (Foto: reprodução / YouTube)

Como forma de incentivar a curiosidade e prezar pela educação, os usuários poderão aprender na plataforma a qualquer momento! Pelo computador, basta acessar o menu lateral esquerdo e buscar pela seção “Mais no YouTube”. Na versão mobile, procure pelo botão “Aprender” na guia “explorar”. Você também pode acessar o site ao clicar aqui.

De acordo com Clarissa Orberg, filha de Katia e Jan, e gerente de parcerias estratégicas do YouTube para educação, a seção irá dar um auxílio para quem quer somar conhecimentos: “Ela é nova e está chegando no Brasil agora. A seção tem como objetivo facilitar o encontro de conteúdos de várias áreas do conhecimento. Você pode aprender conteúdos acadêmicos, que ajudam no desenvolvimento profissional, temas de interesse mais amplo, como arte e literatura”, explicou.

-Publicidade-

A playlist irá contar com conteúdos renovados periodicamente, além de parcerias com a Fundação Lemann, responsável pelo canal YouTube EDU, junto com o YouTube Brasil. Até o momento, a ferramenta já foi lançada em inglês, italiano, francês, coreano, espanhol e japonês e agora em português. Mais idiomas serão divulgados em breve.

É possível aprender assuntos diversos com toda a família (Foto: Getty Images)

Sobre a importância da tecnologia na educação, Clarissa explicou o motivo de ser fundamental atualmente: “A gente viu que que as escolas e famílias que conseguiram se adaptar mais rapidamente a elas para dar aulas ou manter filhos estudando, estão saindo na frente. A ideia do ensino híbrido saiu na frente com a pandemia e é uma tendência que vai ficar como legado. O contato ao vivo é fundamental, mas a tecnologia facilita muitas coisas”.

De acordo com a plataforma, o termo de busca “ensino em casa” teve um aumento de mais de 120% no mundo inteiro, no mês de março, por causa da quarentena. Além dos estudos, os brasileiros também estão fazendo uso da plataforma para desenvolver habilidades, como cozinhar, por exemplo.

O hábito ainda pode te trazer companhia e podemos provar! Uma das tendências globais no YouTube são os vídeos “estude comigo”, no qual os usuários deixam a câmera ligada e fazem atividades acadêmicas junto com outras pessoas virtualmente. A criadora de conteúdo Roberta Frossard, no Brasil, já soma mais de 240 mil visualizações na área.

Com a quarentena, o estudo em casa tem se tornado um hábito entre os usuários e a ferramenta veio para auxiliar a plataforma no processo de aprendizado. Seja para desenvolver habilidades de mecânica, ajudar nos estudos das crianças, ou ainda aprender uma nova receita, os conteúdos trazem bastante relevância para somar conhecimentos.

-Publicidade-