Gravidez

Vídeo: dicas para manter uma pele bonita e passar longe das estrias na gestação

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto: Getty Images)

Tudo muda durante a gravidez. Além das transformações físicas e hormonais, o corpo da mulher passa por um estiramento abrupto da pele que pode gerar as tão temidas estrias. Mas calma, dá para passar longe desse problema e manter sua autoestima lá em cima durante e depois da gestação com algumas dicas simples para a prevenção das estrias.

Você sabia que as estrias atingem até 90% das grávidas, principalmente perto da 25ª semana de gestação, quando o útero chega a quadruplicar de tamanho? E para deixar seu corpo livre das marcas, a prevenção é o melhor remédio.

“Como a estria aparece após um estiramento abrupto da pele, a dica é manter uma alimentação saudável e não engordar muito durante a gravidez”, explica a dermatologista Flávia Addor, mãe de Maurício e Maria Fernanda. Além do aumento da barriga pela gravidez, as mulheres têm mais tendência a engordar e as estrias podem aparecer em outras áreas do corpo, como flancos, coxas, glúteos e seios.

Enquanto se controla a alimentação, também é importante cuidar muito bem da sua pele. Junto com uma dieta balanceada e as atividades físicas, especialistas apontam que o uso de cremes hidratantes ajuda na prevenção das estrias, além de trazer benefícios para a manutenção da qualidade da pele. “Os estudos com produtos de aplicação tópica mostram que isso pode melhorar as propriedades físicas e se relacionam à elasticidade da pele. Dessa forma, a mulher vai ter uma facilidade maior de estirar a pele e reduzir o aparecimento dessas estrias”, aconselha Flávia. 

E quanto antes você começar a se cuidar, melhor! A especialista indica o uso de hidratantes específicos para gestantes desde o primeiro trimestre da gravidez. Mas é importante escolher o produto com cuidado e ficar de olho no rótulo: evite loções com alta concentração de ureia (acima de 3%), que podem afetar o desenvolvimento do bebê no útero. Prefira sempre um hidratante específico para gestantes, que seja seguro para você e seu filho. Na hora da aplicação, capriche! A dica é massagear bem e aplicar duas vezes por dia e após o banho, já que a pele molhada fica mais permeável e permite que o creme penetre melhor.

Se você quer mais dicas para passar longe das estrias durante e depois da gravidez, confira o nosso bate-papo com a Dra. Flávia:


Leia também:

Cuide do seu corpo: conheça as dicas para manter uma pele bonita e prevenir as estrias na gestação

10 passos para uma alimentação saudável na gravidez

Pode ou não pode? 7 mitos sobre o que não é permitido fazer na gravidez