Gravidez

Diástase abdominal: entenda a condição que Giovanna Ewbank descobriu após nascimento de Zyan

Ela publicou o momento nas redes sociais - Reprodução / Instagram / @gioewbank
Reprodução / Instagram / @gioewbank

Publicado em 02/12/2020, às 15h14 - Atualizado em 02/02/2021, às 08h51 por Marina Paschoal, filha de Selma e Antonio Jorge


Giovanna Ewbank usou as redes sociais nesta quarta-feira, 2 de dezembro, para contar aos seguidores que sofreu com diástase abdominal após o nascimento de Zyan. Essa condição acontece porque durante a gravidez o corpo passa por diversas transformações, podendo resultar na diástase abdominal, que é o afastamento dos músculos.

“Fiquei com três dedos de distância entre um músculo e outro. Comecei a buscar na internet o que fazer para minimizar essa diástase. Comecei a ter muita dor na coluna de amamentar”, a apresentadora contou no relato da própria experiência.

Mas, afinal, o que é diástase abdominal?

É quando acontece um aumento da pressão intra-abdominal, afastando os músculos. No caso das grávidas, com o crescimento do útero, pode estirar os músculos abdominais e, devido à frouxidão da linha alba e dos retos abdominais separados, um espaço de até 10 cm pode surgir entre os dois ventres do músculo reto ao final da gestação. “A diástase é a principal causa de flacidez abdominal e dores lombares pós-parto e deve ser prevenida e/ou tratada para que não cause danos maiores à saúde”, orienta Bianca.

É possível identificar os sintomas?

Sim! Além da barriga estufada, o principal sintoma é uma saliência na linha alba acima ou abaixo do umbigo. Geralmente, pode ser notado ao contrair ou flexionar o tronco. Além disso, dores na região lombar também pode ser um alerta para o problema.

A diástase pode trazer riscos à saúde?

Infelizmente, sim. Os mais comuns, segundo a fisiologista, são: fraqueza muscular, dores nas costas e alterações na postura, além de causar outros problemas associados como, por exemplo, incontinência urinária e fecal e queda da autoestima.

“Além da insatisfação estética de abdome estufado e barriga com aparência de ainda ‘gestante’ que é sem dúvida a queixa principal das mulheres. Estudos revelam que quatro em cada dez mulheres relatam persistência de LBPP (dor lombar pélvica) meio ano após o parto”, reforça.

Como tratar a diástase?

A partir dos exercícios certos e direcionados, além da reorganização e recuperação do corpo, é possível reverter a diástase. Portanto, é importante tonificar a musculatura abdomino-perinea, favorecer a estabilidade espinhal, adequar a postura, prevenindo qualquer tipo de hérnia, regular fatores respiratórios, entre outros, mas sempre com a orientação de um profissional.

O problema não pode ser ignorado!

Se a diástase for diagnosticada e ignorada, Rô Nascimento, educadora física especializada em gestantes e puérperas, faz um alerta para o que pode acontecer com o corpo: abdômen fraco e com um buraco, dor na região lombar, fraqueza no assoalho pélvico, perda de urina ao rir, tossir, espirrar, pular e agachar, dor na relação sexual e prisão de ventre. “O ideal é fazer um trabalho de prevenção, mas é possível recuperar no pós-parto e mesmo algum tempo depois”, explica.

Consultoria: Gizele Monteiro, especialista em diástase, e Bianca Vilela, mestre em fisiologia, palestrante e fundadora da Bianca Vilela Saúde e Performance, e filha de Regina e Ildemar


Leia também

Sua família pode morar na mansão da Madonna… por R$120 milhões - Reprodução Instagram

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Lourdes Maria é a primeira filha de Madonna, fruto do relacionamento com o ator e bailarino cubano Carlos Leon - Reprodução Instagram @carlitoleon

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

A cantora é mãe de seis filhos - Reprodução/Instagram

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Thais Fersoza e Michel Teló são pais de Melinda e Teodoro - Reprodução / Instagram @tatafersoza

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

reprodução / Instagram @blissful.herbs

Gravidez

Grávida publica vídeo dando à luz e é criticada por especialista: “Não está ajudando ninguém”

Rafa Justus e Ticiane Pinheiro recebem elogios prontas para festa de 15 anos - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos