Notícias

Bienal do Livro: você precisa ver tudo o que rolou!

A 25ª edição do evento aconteceu no pavilhão do Anhembi e mostramos os nossos preferidos

Gabrielle Molento

Gabrielle Molento ,Filha de Claudia e Pedro

(Foto: Gabrielle Molento)

(Foto: Gabrielle Molento)

A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo vem acontecendo do dia 3 de agosto, no Pavilhão do Anhembi, e vai até domingo, dia 12. Com o tema “Venha fazer esse download de conhecimento“, a feira conta com são 197 expositores – para todos os gostos, 313 convidados, 1,5 mil horas de programação e está cheia de atrações e eventos para todas as idades.

Livros:

É impossível entrar na Bienal e não ficar hipnotizado com os livros. E no meio de tantos, o livro “Vazio”, escrito por Anna Llenas, nos chamou muita atenção. Lançamento da Editora Salamandra, ele fala sobre os encontros e perdas da vida. Ele ajuda as crianças a lidarem com a tristeza que essas perdas causam, focando na superação, por meio da história de uma menina. 

(Foto: Gabrielle Molento)

(Foto: Gabrielle Molento)

No livro de figuras “Aqui Estamos Nós” o autor Oliver Jeffers oferece aos leitores uma visão dos seus desejos para o próprio filho e fala sobre a vida no planeta terra de maneira leve, doce e com humor.  Oliver mostra o terreno, o espaço que ronda o mundo, os animais e a humanidade com muita gentileza e tolerância, sendo um queridinho dos pais.

(Foto: Gabrielle Molento)

(Foto: Gabrielle Molento)

Fantástica Fábrica de Sonhos:

Até o fim da feira, seu filho poderá entrar na história da Turma da Mônica no estande “A Fantástica Fábrica de Sonhos”, pela startup Dentro da História. O estande permite que as crianças criem livros personalizados na hora. A experiência começa com telas interativas instaladas pelo estande onde a pessoa cria seu próprio avatar com características personalizadas: menino ou menina, nome, cabelos, olhos, jeitos de se vestir, entre outros detalhes. Se quiser adquirir um exemplar impresso, basta esperar e observar a impressão que é feita ali mesmo. Veja nosso live passando por essa incrível experiência:

Livros Inclusivos:

No estande da ONG Mais Diferenças, obras de literatura juvenil têm legenda e narração em português, interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição, leitura fácil, animações e trilhas sonoras exclusivas. Estão na lista A Bolsa Amarela (Lygia Bojunga), Bem do Seu Tamanho (Ana Maria Machado, A Volta ao Mundo em 80 Dias e Frritt-Flacc (Júlio Verne), Peter Pan (J. M. Barrie), Sei por Ouvir Dizer (Bartolomeu Campos de Queiros), Uma Nova Amiga (Lia Crespo), Serei Sereia (Kely Castro), O Discurso do Urso (Julio Cortazar) e O Menino no Espelho (Fernando Sabino).Todas têm acesso gratuito pelo site http://www.cti.org.br. Confira tudo em live que fizemos no evento:

Youtube Kids – Categoria Ler:
O aplicativo de vídeos infantis ganha durante esse mês de bienal uma nova categoria, que busca incentivar a leitura nas crianças para que elas desenvolvam esse hábito e sigam com ele pela vida inteira. O vídeo é muito presente na vida das crianças, por isso, o YouTube buscou trazer o assunto dentro de um formato muito buscado. Entenda mais no vídeo que fizemos ao vivo com a Clarissa Orberg, gerente de parcerias e conteúdo infantil e educacional do YouTube:
Trilhas:
Voltado à formação de professores, o Trilhas é um projeto que está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto número 6.094, de 24 de abril de 2007, artigo 2, inciso II), que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e o incentivo à leitura na sala de aula. Durante a Bienal ele apresentou a reformulação que fará em seu portal para os profissionais da educação, com novas ferramentas de interação, mais conteúdo e com EAD totalmente reformulado. Assim, cada vez mais crianças terão acesso à literatura.
(Foto: Gabrielle Molento)

(Foto: Gabrielle Molento)

Serviço: Pavilhão do Anhembi – Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana, (11 3060-4717).

Segunda a sexta-feira: 9h às 22h. Sáb. e dom.: 10h às 22h. Até 12/8.

Ingressos: R$ 20 a R$ 25 (www.totalacesso.com).

Pessoas com deficiência e um acompanhante (caso necessário) pagam meia entrada

http://www.bienaldolivrosp.com.br/

Leia mais:

Quantos livros a criança deve ler?

Tem como não amar? Menino de 11 anos ensina mãe a ler e escrever

9 passos para ajudar seu filho a gostar de ler