Crianças dormem mais rápido ao tomar banho 1h antes de irem para a cama

Pesquisadores descobriram que temperatura da água melhora a qualidade do sono

(Foto: Reprodução / GettyImages)

Toda a rotina da casa muda quando chega uma criança e as horas de sono são as mais comprometidas, seja para os pais ou, então, filhos. Mas pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, em parceria com o centro de ciência de Houston, concluíram que tomar banho com a temperatura entre 40 e 42,8 graus em até 1h antes de dormir melhora a qualidade e, em média, o tempo que se leva para cair no sono é de 10 min.

-Publicidade-

Os banhos estimulam o sistema que regula a temperatura dos corpos, acelerando a circulação sanguínea o que resulta em maior fluxo de sangue nas extremidades corporais, decaindo, então a temperatura.

Naturalmente, a temperatura corporal varia durante o dia. Enquanto ao entardecer ela se eleva, antes de dormir ela decai em até 0,5 ºC e ela vai aumentando, como alarme biológico, conforme as horas de sono passam.

-Publicidade-

Foram analisadas mais de 5 mil pesquisas sobre os efeitos da temperatura da água no corpo antes de dormirem. Eles procuraram dados que continham dados importantes sobre o tempo que o corpo leva para dormir profundamente, qualidade e eficiência do sono (quanto tempo leva para adormecer).

Leia também:

8 dicas para criar uma rotina de sono para o bebê

Hora de dormir: 3 conselhos de um pediatra para melhorar o sono do seu filho

Pesquisa mostra que 40% dos pais não confiam nas vacinas e a gente te prova o contrário