Pais

15 filmes que toda empreendedora precisa assistir

Prepare a pipoca e o refrigerante

Yulia Serra

Yulia Serra ,filha de Suzimar e Leopoldo

Selecionamos alguns filmes para você aprender sobre empreendedorismo (Foto: reprodução/Youtube)

Se você é ou deseja ser empreendedora, precisa assistir esses filmes. Independentemente do gênero, eles trazem lições importantes para quem está começando um negócio próprio.

 

  • Chocolate (2001)

Nesse filme, uma mãe solo decide mudar de cidade e precisa convencer os novos vizinhos a comprarem seu chocolate. A trama se desenrola com essa batalha para conseguir clientes e criar novos laços.

Por isso, fica a mensagem: não tenha receio, experimente. Apenas tentando, você abre novos horizontes e consegue atingir o sucesso completo. Fora isso, também fica a ideia de se permitir sentir o sabor da vida.  

 

  • A Teoria de Tudo (2014)

A Teoria de Tudo mostra a história do supercientista Stephen Hawking, com todas as suas descobertas e a batalha contra a doença de Lou Gehrig. Por essa razão, o tema central é superação, algo fundamental para quem pretende empreender.

Para quem busca criar um negócio próprio, o filme mostra a importância da rede familiar e da força de vontade para quebrar barreiras e alcançar os objetivos.

 

  • A Rede Social (2010)

Esse famoso filme conta como uma das maiores redes sociais atuais surgiu. Ele conta a trajetória de Mark Zuckerberg até a criação do Facebook. Assim, fala sobre a importância do planejamento prévio e de estar aberta a mudanças.

A história mostra a ambição de um estudante que quer alcançar cada vez mais pessoas com o seu projeto, mostrando que não se conquista milhares de seguidores por acaso.

 

  • Piratas do Vale do Silício (1999)

Este clássico mostra a disputa entre as duas principais empresas de tecnologia no mundo: Apple e Microsoft. Neste filme vemos como um “hobby” pode se tornar um negócio e ser uma fonte de renda para você.

O filme ensina de uma forma didática a lidar com a concorrência e o mercado. Tanto Steve Jobs quanto Bill Gates seguem a regra de vender a sua ideia, copiar ideias de outras pessoas que deram certo e pedir ajuda de terceiros para continuar inovando.

 

  • O Menino que Descobriu o Vento (2019)

O mais recente filme da Netflix conta a história de um menino que decidiu criar um moinho para ajudar a sua comunidade a ter água no período de seca. O filme fala sobre a importância da educação e vontade de aprender.

O garoto aprende a criar o objeto lendo um livro na biblioteca da escola e surpreende a todos pela sua capacidade. Baseado em uma história real, fala sobre a importância da rede familiar e como atitudes simples podem impactar na vida de outras pessoas.

 

  • À Procura da Felicidade (2006)

Um pai de família com problemas financeiros sai com o seu filho em busca de emprego e passa por diversos apuros até ser contratado. Se identificou? O mercado de trabalho fica complicado após a chegada de um filho, principalmente para as mulheres.

Embora o personagem arruma um emprego fixo, a história é uma inspiração para empreendedores a não desistirem dos seus sonhos. Assim como os filmes anteriores, também é abordada a importância do estudo e vontade em fazer acontecer. A grande motivação do personagem é o seu filho, uma das principais razões das mães deixarem o seu trabalho e partirem para o empreendedorismo.

 

  • Fome de Poder (2016)

Fome de Poder conta a história de um dos fast foods mais famosos do mundo: o McDonald’s. O filme é sobre um cara visionário que enxergou a possibilidade de transformar um negócio de família em uma rede mundial.

Para crescer e se tornar a marca que é hoje, foi preciso estar aberto à mudanças, acreditar no seu produto e potencial e, principalmente, identificar os problemas e resolvê-los. Características fundamentais para quem está disposto a arriscar no empreendedorismo.

 

  • O Diabo Veste Prada (2006)

Embora o filme fale sobre as dificuldades de se trabalhar com uma chefe autoritária, há várias lições que podemos levar para o empreendedorismo, sendo as principais a superação e o foco no resultado.

De forma sutil, o filme fala sobre autenticidade e que você não precisa e nem deve mudar sua personalidade para se encaixar em um ambiente, mas encontrar um lugar onde você se sinta parte.

 

  • Um Senhor Estagiário (2015)

Mais do que aprender sobre carreira, com esse filme você aprende a ser humano, pois o tema da história é um senhor de 70 anos que decide se tornar estagiário de uma empresa. A partir do filme, podemos entender que não tem uma hora certa para começar, mas sim a vontade de fazer algo diferente.

Além disso, fala sobre a troca de experiência dentro do ambiente de trabalho e sobre não ter vergonha em pedir ajuda.

 

  • A Grande Aposta (2015)

O filme passa alguns meses antes de Crise Econômica de 2008 e traz informações preciosas sobre o mercado financeiro. Com foco em quatro grupos de investidores que só pensam em lucrar, o longa dá dicas para quem quer se manter.

Uma lição muito interessante do roteiro é a visão de crise, em que fica a mensagem: a crise para alguns pode significar a oportunidade para outros.

 

  • Joy: O Nome do Sucesso (2015)

Nesta história, uma mãe solteira decide empreender e cria um esfregão de limpeza muito prático, que dispensa esforços. Além de toda a persistência e batalha da personagem, o filme fala sobre como grandes ideias podem surgir do dia a dia.

Nele, percebemos a importância de acreditar no seu potencial e estudar todos os processos envolvidos na abertura e manutenção de um negócio próprio. A forma como você apresenta seus produtos determina o sucesso de venda deles.

 

  • Startup.com (2001)

Neste documentário, os desafios de empreender ficam claros. Acompanhando a criação e decadência de uma empresa, o filme fala sobre a necessidade de ter cautela nas tomadas de decisão.

Um empreendedor não deve se acomodar, mas também não pode tocar o negócio de qualquer maneira. De certa forma, você pode aprender com alguns erros que os personagens cometeram para não repeti-los em seu negócio.

 

  • Coco Antes de Chanel (2009)

A história sobre a superestilista Coco Chanel foi contada de um jeito interessante. O foco não foi no sucesso da empresa, mas todo o processo de construção até a marca se tornar o império que conhecemos hoje.

Algumas características da protagonista se sobressaem. Ela sempre buscou independência e aproveitou as oportunidades da vida para criar o negócio. Diferente do documentário anterior, ela tem precaução e planeja as atitudes.

 

  • Something Ventured (2011)

O documentário conta um pouco da história de um grupo de investidores do Vale do Silício de empresas como Google e Apple. Com os relatos, percebemos a necessidade de ousar e inovar, tendo, como base, o conhecimento do mercado.

Se você quer expandir o seu negócio e quer algumas dicas sobre quais pontos deve se atentar para ter maior chance de sucesso, esse filme é uma boa indicação.

 

  • O Lobo de Wall Street (2013)

Surpreso pela indicação? Por incrível que pareça, um filme sobre fraude também pode trazer bons ensinamentos para os empreendedores. Nele, entendemos a importância da persuasão e de como a sua postura pode ajudar a conquistar isso.

Seguindo a lógica de aprender com os erros, também é possível tirar lições preciosas. A principal: sempre aja com ética e não tire vantagem.Leia também:

Quer ser a dona do seu próprio negócio? Conheça o projeto Nascer de Novo

Descubra como construir uma marca forte e consolidada após a maternidade

Terapeuta cria empreendimento para ajudar outras mães a encontrarem o equilíbrio: “Meu propósito de vida é levar a cura”