;
Pais&Filhos no Insta

Cuidados diários com a saúde do nariz: esse hábito não deve tirar férias

As férias estão chegando, mas os cuidados com a limpeza e hidratação do nariz devem entrar na rotina e virar hábito para garantir a saúde de toda a família

Marina Paschoal

Marina Paschoal ,Filha de Selma e Antônio Jorge

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

As aulas podem ter acabado, mas a rotina de cuidados com o nariz não tira férias – principalmente durante a primavera, que é bem marcada pelas flores e, consequentemente pela presença de pólens, no sul do país e mudança brusca de temperatura nas demais regiões do Brasil. Apesar do inverno e o tempo seco ficarem para trás, esse crescimento da polinização das flores e plantas podem causar aumento de irritações nasais, especialmente nos alérgicos que, segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) representam cerca de 25% dos brasileiros. “Essa combinação de mudanças na primavera favorece alergias como rinites, por exemplo”, explica a otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP), filha de Manuel e Maria Lucia.

Para saber diferenciar o nariz irritado do ressecado, a médica explica: “Na irritação nasal temos como principais sintomas a obstrução, coriza, espirros e coceira nos olhos, nariz e céu da boca. Já o nariz que está ressecado, apresenta ardência, formação de crostas, secreção espessa e eventualmente sangramento”. Mas, calma. É possível evitar tudo isso com simples hábitos como, por exemplo, lavar sempre as mãos, manter as vacinas em dia, ficar de olho na manutenção do ar-condicionado, beber bastante água e, claro, lavar e hidratar o nariz todos os dias. “A lavagem nasal diária tem comprovação científica de prevenir doenças respiratórias como gripes e resfriados. Além disso, tem papel importante no tratamento de rinites e sinusites”, Maura esclarece.

Para você ter ideia de como é importante incluir esse hábito na rotina, a otorrinolaringologista recomenda que seja feito desde bebê. “As condições climáticas e de dispersão de alérgenos e irritantes nasais mudaram bastante nos últimos anos, com aumento importante desses agentes no ar. Além disso, mudanças de comportamento social, com as crianças frequentando escolas mais precocemente, favorecem a transmissão de doenças respiratórias nessa faixa etária”, ela explica.

E não para por aí: ter a rotina de limpeza nasal melhora os mecanismos de defesa do nosso organismo e diminui as infecções e crises de alergia como um todo. A recomendação é que a lavagem seja feita com solução fisiológica duas vezes por dia. “Sugiro sempre fazer as lavagens pela manhã e à noite, ao deitar, junto com a higiene bucal. Em caso de doenças, devem ser feitas em maior número, no mínimo 4 por dia. Métodos como spray nasal facilitam o transporte para trabalho e escola”, Maura indica. Assim, eliminam-se as impurezas que podem estar na cavidade nasal e, com a hidratação, a mucosa permanece hidratada por mais tempo, o que ajuda a manter o bom funcionamento do nariz.

Cuidando do nariz em duas etapas

Para manter a saúde nasal em dia, a Libbs Farmacêutica tem uma linha completa para os hábitos de limpeza e hidratação do Ciclo da Saúde Nasal, com produtos para cuidados respiratórios e tratamento contínuo, todas as embalagens da linha possuem área para a marcação do nome do paciente, assim não corre o risco de uma pessoa usar o produto de outra. É igual escova de dente, cada um tem a sua.

– Para limpar

A linha Salsep remove as impurezas e existe em dois formatos: Salsep 360, que é um spray de solução salina sem conservantes, indicados para recém-nascidos e crianças até 4 anos, já que tem válvula que permite a aplicação em 360 graus – ou seja, funciona até com o bebê deitado e Salsep pensado para crianças e adultos, o Salsep Jet  e o Salsep Jet Kids, que têm a mesma solução, só que com frascos anatômicos, com jato contínuo que promove a limpeza mais profunda.

Salsep e Salsep 360 (Foto: Divulgação/Libbs)

Salsep e Salsep 360 (Foto: Divulgação/Libbs)

Salsep Jet e Salsep Jet Kids (Foto: Divulgação/Libbs)

Salsep Jet e Salsep Jet Kids (Foto: Divulgação/Libbs)

– Para hidratar

O Maxidrate é um produto que foi pensado especialmente para prevenir e tratar o nariz ressecado e o sangramento nasal (chamado de epistaxe). O gel nasal é o único no mercado e promove hidratação prolongada da mucosa nasal permitindo com que o nariz funcione normalmente.

Maxidrate (Foto: Divulgação/Libbs)

Maxidrate (Foto: Divulgação/Libbs)

Leia também

9 dicas para evitar as doenças de inverno

O primeiro resfriado

Gripe e resfriado: aprenda a diferenciar