Saúde

Entenda porque seu filho precisa tanto da vitamina D

Veja dicas para manter os nutrientes em dia

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

A vitamina D é essencial para fortalecer os ossos das crianças, segundo um estudo feito pela American Academy of Orthopaedic Surgeons. Pois é, isso significa que uma criança que não tenha a vitamina é mais propensa a ter uma fratura em alguma parte do corpo.

De acordo com dados coletados pela pesquisa, 50% dos garotos e 40% das garotas sofrem uma fratura aos 18 anos em acidentes comuns como; cair de bicicleta ou tropeçar enquanto corre. O jeito de fortificar os ossos não é apenas tomar sol ou beber leite. Os especialistas responderam algumas dúvidas comuns sobre o assunto. Vem ver!

O sol é a opção mais saudável de obter Vitamina D?

Verdade! A exposição aos raios UV faz com que a pele produza sua própria vitamina D. Mas a eficácia do sol depende da época do ano, do local em que você mora e da pigmentação da pele do seu filho. A exposição também pode levar a danos como o câncer de pele (mais de cinco queimaduras com bolhas na vida podem dobrar o risco de melanoma). É importante proteger a pele, e existem várias maneiras seguras de obter o nutriente.

Quais alimentos fornecem a quantidade necessária de Vitamina D? 

Leite, iogurte, suco de laranja, cereais, ovos e peixes, fazem parte da longa lista de alimentos que fornecem Vitamina D. Todos os dias, as crianças com um ano devem obter pelo menos 600 de UI. Se o seu filho não come bem e precisa de vitamina, os suplementos são uma boa opção. Normalmente eles vêm em forma de gota ou gomosa. Se ele já toma um multivitamínico, veja se ele tem vitamina D suficiente, se não, adicione as gotas.

Como funciona com os bebês até 12 meses? 

Eles precisam de pelo menos 400 UI de vitamina D todos os dias. Nem sempre o leite materno  contêm o suficiente. O suplemento colocando uma gota de vitamina D em sua mamadeira (ou diretamente em seu mamilo se você estiver amamentando) uma vez por dia.

Tem como ser “Vitamina D” demais para as crianças?

Seu filho teria que tomar muitas quantias de vitamina D para não fazer bem a saúde. Estamos falando de milhares de IUs para bebês e crianças passarem mal, isso também levaria muitos meses. Mas fique atento a dose diária do suplemento; uma ou duas gotas e uma dieta rica em vitamina D, são os necessários!

Leia também:

Nem precisava, mas tá comprovado: praia faz bem à saúde

Entenda porque o banho de sol não é recomendado para todos os recém-nascidos

Práticos e saudáveis: Alimentos que devem entrar no cardápio de verão