Saúde

Vacinação: tire suas dúvidas sobre febre amarela, dengue, sarampo e vacinação

Conversamos com uma infectologista para esclarecer as principais perguntas sobre o assunto

Cecilia Malavolta

Cecilia Malavolta ,Filha de Iêda e Afonso

Batemos um papo sobre vacina com a dra. Rosana (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)

Rosana Ritchmann, infectologista da maternidade Pro Matre, veio até a redação falar sobre febre amarela, dengue, sarampo e tirou dúvidas sobre vacinação.

TODAS AS VACINAS VALEM PARA QUALQUER IDADE?

Não. Um bebê de 6 meses, por exemplo, não pode tomar a vacina contra o sarampo porque ela começa a ser aplicada em crianças de um ano.

ENTÃO COMO PROTEGER ESSE BEBÊ?

É fundamental que todos que estão ao redor dessa criança tenham consciência e se vacinem. Se as pessoas tiverem essa consciência, conseguimos proteger quem não pode receber a dose de imunização.

TÁ ROLANDO UMA ONDA DE CONTAMINAÇÃO DE SARAMPO. COMO ELA REAPARECEU?

Isso acontece porque o sarampo não sumiu do mundo. Em 2000, essa doença foi erradicada no Brasil, mas o vírus é tão contagioso que é muito fácil acontecer uma reintrodução. Qualquer pessoa contaminada perto de quem não é vacinado pode espalhar a doença novamente, seja no nosso país ou em outro lugar do mundo.

E A FEBRE AMARELA?

Essa doença não vai deixar de existir, mas se todos se vacinarem contra ela, vai chegar um dia que não existirão mais casos de pessoas infectadas.

A DENGUE TAMBÉM É ASSIM?

É mais complicado, porque são quatro tipos de vírus e a vacina precisa ser eficaz contra todos eles. A que temos disponível hoje vale de 9 a 45 anos e só funciona para quem já teve a doença.

ENTÃO COMO PROTEGER AS CRIANÇAS NESSE CASO?

O ideal é diminuir a população do mosquito em casa e evitar a chance de picadas, usando manga comprida, calça, meia e roupas claras.

O REPELENTE FUNCIONA?

Sim! Para se tornar eficiente, ele cria uma camada de quatro centímetros na pele que repele o mosquito e não deixa que ele pique. Mas você precisa tomar alguns cuidados também: não rola passar hidratante ou protetor solar depois do repelente, ele precisa ser a última camada aplicada. Para conferir o bate papo na íntegra, é só assistir ao live aqui:

Leia também:

Calendário de vacinação do bebê: conheça todas as vacinas que seu filho deve tomar

Campanha Nacional de Vacinação fala sobre a importância de combater fake news sobre vacinas

Sociedade de Pediatria cria campanha para o Abril Azul e relembra importância da vacinação