Menino de 6 anos faz declaração em velório da mãe e o vídeo é emocionante

Enzo é filho de Naiana e Felipe

Naiana e Enzo, de 6 anos (Foto: Reprodução / Instagram @fverissimoalves)

Enzo Alves, de 6 anos, surpreendeu a todos ao pedir para falar no velório da mãe, Naiana, em Belém (PA), onde a família mora.

-Publicidade-

Naiana teve câncer de pulmão, porém as metástases se espalharam para outras partes do corpo, fazendo com que ela sentisse muitas dores nos ossos. Felipe, marido de Naiana, descobriu a causa do câncer por conta de um exame de cintilografia óssea.

O exame indicava uma metástase óssea de grau avançado na coluna vertebral, nos ombros, na bacia e em outras regiões do corpo de Naiana, que também contraiu pneumonia durante esse tempo.

-Publicidade-

Em 2017, Naiana descobriu que estava com um nódulo pulmonar. O diagnóstico surpreendeu a todos, inclusive os médicos, pois ela não fumava e 90% desses casos acontecem com homens fumantes e de idade avançada.

Em abril de 2018, Naiana passou por uma ressonância no crânio e foram descobertas duas metástases em seu cérebro. Nessa fase, ela teve perda cognitiva, motora e da fala. Assim, seu filho Enzo descobriu que a mãe não estava bem.

Naiana e o filho Enzo (Foto: Reprodução / Instagram @coisasdeenzoalves)

Em entrevista ao Razões Para Acreditar, Felipe conta que Enzo foi muito companheiro para a mãe durante o tratamento. “Só teve um dia, voltando da escola, que ele estava meio irritado: ‘não aguento mais! A mãe dos meus amigos pegam eles no colo, brincam com eles, minha mãe não faz nada disso’.”, Felipe relembra. “Conversei com ele, expliquei que a mãe estava passando por um tratamento. Enfim, foi a única vez. Nunca mais ele teve esse tipo de reação”.

Naiana prosseguiu com o tratamento até dezembro, porque a quimioterapia não dava mais resultado. Ela foi internada e não estava mais combatendo o câncer, apenas recebendo o tratamento paliativo. Naiana faleceu no dia 24 de fevereiro de 2019, deixando para trás Felipe, Enzo, amigos e parentes.

O que comoveu a todos foi que Enzo, durante o velório da mãe, pediu para falar.

De acordo com o pai, em entrevista ao Razões Para Acreditar, Enzo quis transmitir que “não são apenas os mais velhos que morrem e que é preciso valorizar a mãe enquanto ela está viva”.

Leia também:

Menino de 11 anos faz relato sobre câncer da mãe e texto emociona: “Vivemos um dia de cada vez”

Relato de mãe: “Minha filha sobreviveu duas vezes ao câncer e ela tem apenas 6 anos”

Calouros de medicina deixam crianças com câncer rasparem seus cabelos em trote solidário

-Publicidade-