Família

Homens fumantes podem prejudicar a fertilidade dos filhos no futuro

É o que mostra um estudo da Universidade de Lund, na Suécia

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Pais fumantes podem afetar na fertilidade dos filhos homens (Foto: Getty Images)A Universidade de Lund, na Suécia, divulgou uma pesquisa que mostra que o pai fumante pode prejudicar a fertilidade de seus filhos homens.

O estudo mostra que jovens que têm pai fumante apresentam 51% menos espermatozoides do que jovens com pais não fumantes. Essa relação foi comprovada independentemente da mãe ter sido ou não fumante durante a gestação. A pesquisa foi feita com 104 jovens com idades entre 17 e 20 anos.

A pesquisa não conseguiu, por enquanto, apontar o mecanismo que causa essa mudança na fertilidade dos homens cujo pai é fumante. Porém, já foi comprovado que, quando o homem é fumante pode comprometer a vascularização dos órgãos e tecidos periféricos, incluindo os testículos.

O estudo também apontou que isso pode acontecer independentemente da mãe ter sido fumante ou não durante a gestação (Foto: Getty Images)

Além de prejudicar na fertilidade do filho, o pai fumante pode fazer com que a mãe da criança se torne fumante passiva, prejudicando o desenvolvimento da criança.

Quando a mãe é fumante, há aumento do risco de crescimento no feto, a criança pode nascer abaixo do peso. Além disso, o tabagismo pode aumentar as chances de um parto prematuro e o desenvolvimento de problemas respiratórios.

Leia também:

Atenção! Fumar em veículos com crianças e gestantes pode virar crime

Olha o perigo! Fumar na gravidez aumenta risco de bebê ter morte súbita

Fumar com criança no carro vai dar multa